As obras estruturais de contenção de enchentes na região do Jardim Inocoop entraram na fase final. Nesta semana foi iniciado o fechamento da laje superior do canal principal. Em seguida serão retiradas, através de aberturas específicas, as formas de sustentação da estrutura interna do canal, encerrando as obras que envolvem a construção das galerias.
As próximas etapas envolvem o aterramento e o início da recuperação urbanística da área de entorno da obra do Jardim Inocoop. “A estabilidade do tempo tem contribuído para o desenvolvimento da obra”, comenta o engenheiro Rodrigo Mussio, secretário municipal de Obras.
Nesse trecho de aproximadamente 80 metros e que fica muito próximo aos imóveis residenciais, as fundações das galerias receberam um reforço estrutural. Com uma máquina denominada perfuratriz, foi montada uma estrutura com 360 estacas de sete metros de armadura interna, fazendo a parede do canal.
As obras contra enchentes na região do Jardim Inocoop também incluem melhorias na Avenida Tancredo Neves, que garantirão maior segurança no tráfego de veículos. Com as duas pistas da avenida em funcionamento, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Sistema Viário promoverá mudanças no trânsito naquela região da cidade, beneficiando bairros como Jardim das Palmeiras, Guanabara, Jardim Brasília e Terra Nova.
O projeto completo na região do Inocoop está orçado em mais de R$ 19 milhões. Financiamento obtido no Ministério das Cidades, relativo ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinou R$ 18,6 milhões ao município.