MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de junho de 2010 Obras

Já são 12 famílias da Vila Stecca instaladas em novas moradias

Máquinas colocam no chão barracos das Vila Stecca

A Prefeitura de Rio Claro demoliu mais um barraco na Vila Stecca no início desta semana alojando a família residente em sua nova moradia, no Parque Alvorada. Com esta mais recente ação, o governo municipal já instalou 12 famílias da Vila Stecca em suas novas casas, utilizando o programa do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), que integra o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS, instituído pela Lei Federal nº 11.124, de 16 de junho de 2005. O sistema foi criado com o objetivo de implementar políticas e programas que promovam o acesso à moradia digna para a população de baixa renda, que compõe a quase totalidade do déficit habitacional do País.

A Secretaria de Habitação prossegue, assim, com soluções para problemas habitacionais que se acumularam durante décadas na cidade, com ênfase nas populações carentes que vivem em moradias impróprias, às margens das políticas públicas praticadas em passado recente. “Temos um compromisso com essas famílias, entendemos perfeitamente as dificuldades e, felizmente, com o FNHIS, a prefeitura pode contribuir decisivamente para reduzir essas carências”, afirma o secretário Agnelo da Silva Matos Neto, titular da pasta.

O balanço atual da situação demonstra que das 28 famílias que se encontravam na Vila Stecca, no início da atual administração municipal, 12 já foram transferidas para as novas moradias, erguidas no sistema de autoconstrução. Outras 12 estão bem próximas dessa nova realidade, com suas casas em fase adiantada de conclusão, sempre contando com a retaguarda da prefeitura. Quanto às famílias restantes (quatro), o município procura incluí-las em programas habitacionais de interesse social.

Trabalhadores retiram telhados das velhas casas

No início desta semana, o prefeito Du Altimari disse que o projeto de construção de habitações populares em Rio Claro “é uma das realizações mais preciosas no nosso entendimento, considerando que o Brasil permaneceu durante décadas ignorando a pobreza e tem, agora, no governo federal, um provedor dessas ações de inclusão social”. O prefeito costuma identificar o programa Minha Casa, Minha Vida “como o melhor e mais importante exemplo de que a grandeza do Brasil só faz sentido quando conquistada a partir da redução das desigualdades sociais.”

Skip to content