A Prefeitura de Rio Claro providencia no decorrer desta semana a limpeza dos bancos do Jardim Público e coloca em prática um projeto piloto para a instalação de lixeiras no local. Já foram instaladas oito dessas unidades sem custos para o município, visto que as mesmas são doadas pela iniciativa privada que, em troca, tem permissão para colocar pequena placa publicitária nas lixeiras.
Cada conjunto tem três cestos suspensos e toda a estrutura é feita em metal. Os cestos serão identificados para receber diferentes descartes, separando-se papéis, latas e plásticos entre outros materiais. “Se o projeto piloto tiver boa acolhida junto à população e, especialmente, junto aos empresários, no sentido de que novos interessados se alinhem à iniciativa de doar essas lixeiras, outras unidades serão instaladas nas principais praças da área central da cidade”, explica o secretário de Obras, Ivan Falcão De Domenico.
Revitalizado já no início da administração atual, com a recuperação do coreto, da Fonte do Índio e do Lago da Diana, o Jardim Público também recebeu boa parte dos aproximadamente 100 novos bancos que a prefeitura instalou desde 2009, também com os custos absorvidos pelos doadores destes equipamentos públicos.