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09 de outubro de 2010 Obras

Ligação da Rua M-9 que atravessa antigo leito dos trilhos recebe camada de asfalto

A Prefeitura de Rio Claro avançou na última quinta-feira, 7, nas obras da ligação da Rua M-9, proximidades do Pronto Atendimento do Cervezão. O pequeno trecho une as duas partes da cidade, antes bloqueadas pela passagem da ferrovia. Agora, uma camada leve de asfalto recobriu o cascalho que já tinha sido colocado pela Secretaria de Obras anteriormente, permitindo o tráfego de veículos naquela ligação.

O secretário municipal de Obras, Ivan Falcão De Domenico confirma que a camada asfáltica despejada contribui para fixar o cascalho. Ele, contudo, explica que a pavimentação será completada nos próximos dias.  “Creio que em um mês estaremos com a obra completada, inclusive com a calçada lateral”, estimou. “De qualquer forma, as condições de tráfego naquela nova ligação já melhoraram muito e o local já causa outra impressão ao rio-clarense”, destacou o engenheiro e titular de Obras.

O local é uma das sete ligações que a prefeitura estará abrindo em pontos estratégicos para o fluxo do trânsito, unindo partes da área urbana que durante muitas décadas foram separadas pelos trilhos. Só recentemente, com autorização do governo federal, o município conseguiu a retirada da linha no trecho não operacional da ferrovia, compreendido desde a Avenida 24 até o distrito de Batovi.

Das sete ligações previstas nesta primeira fase, quatro delas – incluindo a do PA do Cervezão – já foram abertas, contemplando a região da Vila Martins, na Rua M-3 com Avenida 36, Rua M-3 com a Avenida M-3 e Avenida M-5 com Rua M-3. As próximas aberturas se referem à Avenida 48 com Rua M-15, no antigo pontilhão do Cervezão, Rua M-13 com Avenida Paulista, que sai na Avenida 52 e, finalmente, a Rua 4 na ligação com a Rua N-20 e Jardim Portugal.

Num primeiro momento, a prefeitura realiza a abertura, aplaina e compacta o solo para então sobrepor uma camada de cascalho, liberando as ligações ao trânsito. Os projetos completos, porém, incluem pavimentação asfáltica, calçada de quatro metros de largura, sinalização de solo, iluminação necessária e placas de orientação de trânsito. A iniciativa envolve o setor de Obras, a secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário e a Secretaria de Governo.

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