Com a manutenção na Praça do Copacabana, entre as ruas 4 e 5, e avenidas 19 e 21, a prefeitura de Rio Claro contabiliza até agora mais de 60 desses equipamentos públicos contemplados com os serviços de iluminação, desde que passou a ser a responsável pela manutenção do setor. O trabalho na Praça do Copacabana, uma das mais tradicionais da cidade, consistiu na substituição de mais de 20 lâmpadas.
A ampliação dos canais de comunicação para que a comunidade faça suas solicitações tem dado mais agilidade ao atendimento das demandas por manutenção na rede de iluminação pública de Rio Claro. Desde o mês passado, além do telefone, a população também pode usar a internet para pedir troca de lâmpadas.
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Obras registrou pico de 232 pontos que receberam manutenção a partir de solicitações da população, em apenas dois dias. “É um número considerável de atendimentos e isso demonstra que a estrutura montada para a realização dos serviços vem respondendo satisfatoriamente à demanda”, afirma o secretário Rodrigo Mussio. Ele acrescenta que nos primeiros dias de outubro mais de 500 pontos de iluminação passaram por manutenção.
Entre as praças já contempladas estão a da Bela Vista, em frente a Unesp; da Rua 14 com Avenida 14; praça no Jardim América; praça em frente à escola do Arco-íris; e duas praças localizadas em frente à antiga Unesp, no bairro Santana.
As solicitações de manutenção podem ser feitas pelos telefones 3526-7145 e 3526-7367, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e também pela internet, o que pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite, no site da prefeitura, acessando o endereçowww.rioclaro.sp.gov.br.
A opção pela internet permite solicitar a substituição de lâmpadas queimadas, informar a existência de lâmpadas que permanecem acesas durante o dia, registrar atos de vandalismo no sistema de iluminação pública e várias outras situações que exigem manutenção.