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17 de novembro de 2011 Obras

Obra antienchente no Inocoop começa a mostrar resultados

As chuvas fortes que atingiram Rio Claro e região no último fim de semana e no feriado prolongado de 15 de novembro serviram para testar as obras de drenagem já implantadas e a capacidade de escoamento do tunnel liner construído sob a ferrovia na região do Jardim Inocoop.

O volume registrado de chuva foi de 135 milímetros, índice pluviométrico 20 milímetros superior ao registrado em novembro do no ano passado. “Os túneis funcionaram normalmente, dentro do previsto pela equipe técnica para essa etapa da obra”, avalia o secretário de Obras Ivan De Domênico, frisando que é preciso levar em consideração que o trabalho ainda não está totalmente concluído e que o monitoramento durante as chuvas prosseguirá.

No inicio deste mês os túneis foram abertos, completando mais uma importante etapa do projeto. As obras estão mais de 80% concluídas e a previsão da administração é terminar todo o projeto até meados de 2012. Quando finalizada, a obra permitirá a passagem de mais de 72 mil litros de água de chuva por segundo, vazão suficiente para eliminar o problema de inundações na região.

As equipes da Defesa Civil estavam de prontidão e monitorando os pontos mais críticos da cidade e que correm riscos de alagamentos. Segundo o diretor Danilo de Almeida, a Defesa Civil atendeu casos pontuais provocados pelo temporal.

“A situação estava sob controle, principalmente na região do Jardim Inocoop, onde as obras de contenção das enchentes funcionaram dentro do previsto”.

O projeto completo na região do Inocoop está orçado em mais de R$ 19 milhões. Financiamento obtido no Ministério das Cidades, relativo ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinou R$ 18,6 milhões ao município. Com a implantação de todo o projeto de drenagem, que contempla a execução de galeria de águas pluviais, canalização de trecho do Córrego da Servidão e a construção de túnnel liner pelo método não-destrutivo sob a ferrovia, a prefeitura pretende elevar em 120% a capacidade de vazão do Córrego da Servidão, que também terá o seu traçado retificado em gabiões tipo colchão após a ferrovia, eliminando os problemas de inundação na região.

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