As obras para a contenção de enchentes na região do Jardim Inocoop passam a contar com o reforço de equipamento imprescindível para executar a fundação profunda do solo. Trata-se de uma perfuratriz especial, com estaca de hélice contínua. O equipamento perfura e concreta o solo ao mesmo tempo.
A perfuratriz, que já está sendo montada no canteiro de obras, deverá entrar em operação nos próximos dias. O prefeito Du Altimari acompanhou a chegada do equipamento na tarde de quarta-feira (12), e conversou com moradores sobre o trabalho realizado pela prefeitura naquela região da cidade.
A obra completa no Jardim Inocoop está orçada em mais de R$ 19 milhões. Financiamento obtido no Ministério das Cidades, relativo ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinou R$ 18,6 milhões ao município para o investimento contra as enchentes na região do Inocoop. Com a implantação de todo o projeto de drenagem e instalação de galerias pluviais, canalização do Córrego da Servidão e a construção da tubulação sob a ferrovia, a Prefeitura pretende elevar em 120% a capacidade de vazão do Córrego da Servidão, eliminando o problema das inundações que a região sofre há mais de vinte anos.
O secretário municipal de Obras, Rodrigo da Costa Mussio, explica que a perfuratriz “é um equipamento moderno, que injeta concreto no solo por intermédio de uma broca gigante, garantindo sustentação à estrutura da construção”.
Segundo Mussio, a utilização da perfuratriz nesse trecho da obra é muito importante, uma vez que as sondagens de solo e as fundações das galerias precisam ser muito seguras e profundas,
o que será ainda mais importante nesses últimos 80 metros da obra, que estão muito próximos dos imóveis residências. “Por esse motivo, o trabalho requer cuidados redobrados”, lembrou o secretário.