O novo canil municipal de Rio Claro começa a ganhar forma. Com parte das baias sendo finalizadas, já é possível ter uma ideia de como ficará a estrutura que está sendo construída em frente ao prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Distrito Industrial.
“É mais uma medida importante para o bem estar animal no município”, observa o prefeito Du Altimari, que vistoriou a obra na manhã desta quarta-feira (10) ao lado do veterinário Josiel Hebling, da Fundação de Saúde.
O prédio, com cinco módulos, terá baias individuais para abrigar até 100 cães. Entre as vantagens do novo espaço, está a proximidade com o CCZ, setor da Fundação de Saúde que administra o centro cirúrgico, executor do programa de castração animal.
Além disso, as novas instalações serão mais adequadas para o desenvolvimento dos trabalhos da prefeitura com cães e gatos. O canil atual funciona na região central e não tem tantos recursos como o futuro prédio em termos de conforto e adequação do ambiente para os profissionais que ali trabalharão, como para os animais a serem atendidos.
A nova estrutura, por exemplo, contemplará duas baias coletivas para filhotes de gatos e outras duas baias coletivas para filhotes de cães. A transferência dos animais será providenciada quando todo o prédio estiver finalizado.
O novo canil está sendo construído em parceria com a empresa Caprem – Capretz Empreendimentos Imobiliários Ltda, a partir de um termo de compromisso assinado no início do ano. A empresa é responsável pelo Condomínio Residencial Vila do Horto e construirá o canil como forma de eliminar ou minimizar impactos gerados pelo empreendimento.