As obras de recapeamento na região central de Rio Claro foram retomadas na manhã desta quinta-feira (3), em trechos da avenida 3 entre ruas 4 e 5. As equipes darão continuidade as obras na sexta-feira (4) e também no sábado, dia 5 de novembro.
Na região de entorno do Jardim Público o serviço já foi concluído. A previsão é de que partir da próxima semana seja iniciada a sinalização do solo. Esses serviços fazem parte do contrato para obras, que prevê que a empresa contratada deve entregar as vias recapeadas e sinalizadas.
Em seguida, o “recape” será ampliado para a avenida 1, da rua 4 até a rua 9; avenida 3, da rua 9 até a rua 1; e avenida 2, da rua 1 até a rua 9. A prefeitura solicita a compreensão da comunidade uma vez que uma obra dessa importância e dimensão, na área central do município, inevitavelmente gera alguns transtornos, especialmente no trânsito.
As obras de recapeamento na região central fazem parte de convênio com o Ministério do Turismo. Os recursos recebidos ultrapassam R$ 2,6 milhões e são a fundo perdido, ou seja, dinheiro que não precisa ser devolvido.
Os recursos são tidos como “verba carimbada”, o que exige que a Prefeitura os utilize obrigatoriamente na execução do recapeamento de vias públicas que dão acesso a alguns dos principais patrimônios históricos arquitetônicos na região central do município, conforme estabelecido no convênio assinado em Brasília. São ruas e avenidas de acesso a patrimônios como a antiga Estação Ferroviária, o Gabinete de Leitura, Jardim Público, antigo Cine Variedades, Escola Bayeux da Silva, Igreja Matriz de São João Batista e Praça da Liberdade.