As obras no prédio da Sociedade Philarmônica de Rio Claro avançam em várias frentes. Na parte interna, o palco está sendo recuperado e vidros quebrados já foram substituídos. O telhado e o assoalho foram consertados e a renovação da pintura está em andamento.
“Os próximos passos envolvem a adequação das calhas e colocação de novas portas, que já estamos providenciando”, explica o secretário Municipal de Obras, Rodrigo Mussio, informando que 15 portas da Philarmônica serão trocadas. “Tudo sem desconfigurar o prédio, já que as intervenções respeitam as características do imóvel”, comenta o diretor de Obras, Renê Moraca.
O serviço está sendo executado por funcionários municipais e faz parte do projeto da administração municipal de transformar o local no mais novo espaço cultural da cidade.
A prefeitura e a Sociedade Philarmônica firmaram convênio que permite o uso compartilhado do prédio pelo prazo de 30 anos. Em troca, a prefeitura de Rio Claro vai amortizar gradualmente uma dívida de R$ 700 mil que a entidade acumulou com o município.
Segundo o prefeito Du Altimari, a parceria é importante por ser alternativa para revitalizar e preservar um dos patrimônios culturais e arquitetônicos do centro históricos de Rio Claro. “A Philarmônica é parte histórica da vida social e cultural de Rio Claro, além de um dos marcos urbanos da região central”, comenta.