Além de organizar o fluxo de veículos em um dos pontos até então mais críticos no trânsito da região nordeste de Rio Claro, a construção da nova rotatória da avenida 50-A está impulsionando uma série de melhorias na área aberta localizada entre a rua 3-A e a Avenida Brasil. Na sexta-feira (22), o prefeito Du Altimari acompanhou os serviços de implantação da pista de manobras de ciclismo que será um dos destaques do local.
“O que antes era terreno ocioso, passará a ser uma área de esportes, lazer e convivência”, resume o prefeito, lembrando que o trecho, localizado em frente ao supermercado Paulistão, já ganhou uma série de equipamentos para ginástica ao ar livre e está ficando mais bonito com o projeto paisagístico atualmente em execução, com destaque para o plantio de palmeiras, grama e vegetação arbustiva.
Pista
A área para manobras de ciclismo que está sendo implantada nas imediações da rotatória chama-se pista de Dirt Jump, modalidade que consiste em grandes saltos sequenciais, com os pilotos realizando manobras radicais. No local também será instalado um circuito com elevações de terra para os ciclistas ganharem velocidade somente pressionando a bicicleta no terreno, utilizando as ondulações para ganhar velocidade. É uma nova febre mundial chamada “pump track”.
As duas pistas estão sendo implantadas a partir do diálogo entre a prefeitura e a Federação Paulista de Montain Bike, responsável pelo projeto técnico que está sendo executado pela Secretaria Municipal de Obras. A idéia é entregar a pista à comunidade até o final deste ano, para que Rio Claro sedie o campeonato paulista de Dirt Jump, o primeiro da história dessa modalidade da Montain Bike no estado de São Paulo.
Rotatória
A nova rotatória da Avenida 50-A tem dez vezes o tamanho da anterior, é semaforizada e está disciplinando o tráfego de veículos no cruzamento com a rua 3-A, em um projeto que inclui alargamento da pista e organização das faixas de trânsito. Era um projeto esperado há pelo menos 15 anos pela comunidade.
Muito movimentado, o trecho faz a ligação com a Vila Alemã, Distrito Industrial, Jardim América, Jardim Floridiana, Vila Martins, Arco-íris e Cervezão, entre outros bairros. Por isso, tem tráfego intenso de veículos, além de reunir grande número de ciclistas em função da ciclovia que se estende até o Distrito Industrial. Também é referência para caminhadas nos inícios da manhã e finais de tarde.