MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de abril de 2012 Obras

Pontilhão da Avenida 7 dará lugar a avenidas duplas

O polêmico e feio pontilhão da Avenida 7 está com os dias contados. A prefeitura municipal vai fazer uma pesada intervenção viária para transformar todo aquele trecho em duas grandes avenidas de ida e vinda.

A licitação para contratar empresa que fará o serviço já está em andamento, de acordo com o Diário Oficial do último dia 23. O edital prevê a contratação de empresa de engenharia para implantação de toda infra-estrutura urbana, pavimentação, calçamento, paisagismo, ciclovia, acessibilidade e sinalização.

“Vamos realizar mais uma obra há anos solicitada pela população de Rio Claro. Isso faz parte do projeto moderno que estamos implantando em Rio Claro para atender as demandas de acessibilidade no trânsito e as necessidades de desenvolvimento da cidade. Ela cresceu e exige um planejamento urbano mais apurado”, ressaltou o prefeito Du Altimari, satisfeito com o andamento do projeto.

A FUNDO PERDIDO

A satisfação do prefeito não é por menos. Sua administração conseguiu quase quatro milhões de reais do governo federal para a obra do pontilhão. Esse montante vem a fundo perdido, isto é, o município não vai precisar devolver o dinheiro. “Não é qualquer prefeitura que consegue isso”, destaca Altimari. “Apresentamos um projeto sério, necessário para a cidade e, simplesmente, Brasília endossou, pois confia em nosso trabalho”.

O projeto, elaborado pela equipe da Secretaria de Governo da prefeitura, sob a supervisão do arquiteto Marcos Pisconti, foi aprovado no Ministério do Planejamento.

Pelo projeto, toda a área sob o pontilhão será aterrada e a região se tornará uma praça viária, com pistas de ida e volta, acessibilidade, ciclovias, jardinagem, iluminação e calçadas com cinco metros de largura.

Segundo Marcos Pisconti, a intervenção prevista no local vai garantir a completa integração do centro com a região do Shopping Rio Claro, acesso hoje bastante dificultado em virtude da precariedade do pontilhão.

PRESERVAÇÃO HISTÓRICA

Todas as fases burocráticas do projeto foram vencidas, inclusive porque exigiu bastante empenho da prefeitura municipal, uma vez que a área é de preservação histórica. “Conversamos muito com o Condephaat, que fez toda uma avaliação técnica do projeto e concluiu por sua viabilidade em razão do crescimento do município. O espaço ganhará modernidade sem perder o conceito histórico”, comenta Pisconti.

No espaço da intervenção viária, além das duas pistas, será instalada a Praça do Pergolado, Arena Jovem (teatro aberto), a Praça do Ferroviário, uma academia ao ar livre e o Café Estação, no casarão localizado dentro da área. O projeto ainda poderá receber novos recursos de lazer mais à frente.

Pular para o conteúdo