O prefeito Du Altimari e o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro (Daae), Geraldo Gonçalves Pereira, vistoriaram na manhã de sexta-feira (17) o andamento das obras de recuperação e impermeabilização dos reservatórios da Central de Distribuição de Água, localizada no Distrito Industrial, área norte do município.
Acompanhado pelo diretor Alexandre Lellis Colicchio e pelo técnico do setor de obras, Anderson de Souza, o prefeito entrou em uma das câmaras onde o trabalho de impermeabilização das paredes internas já está sendo executado desde o final do mês de janeiro.
Altimari destacou que, “é o tipo de obra que fica ‘escondida’ e a população não vê, mas que gera benefícios enormes para a coletividade”. Altimari destaca um dos benefícios da iniciativa. “Após a finalização de todo o processo vamos economizar mais de um milhão de litros de água tratada por dia”.
Para realizar do serviço o município garantiu verba de R$ 3,6 milhões do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
O superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, informa que o cronograma de trabalho está dentro do planejado e vem sendo acompanhado dia a dia pela equipe do departamento de engenharia da autarquia. Segundo ele, a Central de Distribuição de Água precisava de investimentos há mais de dez anos para eliminar vazamentos, reduzir custos e gerar maior eficiência no sistema de abastecimento de água do município.
A Central de Distribuição de Água possui cinco grandes células (reservatórios) com capacidade para armazenar dois milhões de litros de água tratada, totalizando 10 milhões de litros de água que atendem diversos bairros de Rio Claro.
O processo de impermeabilização dos reservatórios está sendo feito de forma gradativa. Cada reservatório será esvaziando individualmente. A previsão é de que a obra seja concluída até meados de junho.