MENU

accessible_forward Acessibilidade
25 de maio de 2011 Obras

Prefeito autoriza construção de túnel sob a ferrovia no Inocoop

O prefeito de Rio Claro, Du Altimari, assinou na noite de segunda-feira, 23, na Escola Prof. Décio Baccaro, a ordem de serviço para que a empresa Telar comece as obras de construção de túnel sob a linha férrea na região do Jardim Inocoop. “Não se faz uma obra desta amplitude em Rio Claro há pelo menos 30 anos”, observou o prefeito, acrescentando que “o esforço das equipes técnicas da Prefeitura e a agilidade da Caixa Econômica contribuíram para que este projeto fosse viabilizado”.

Com investimentos da ordem de R$ 5,1 milhões, o túnel linner terá 4,8 metros de diâmetro e 65,2 metros de extensão, na passagem do córrego da Servidão sob a ferrovia da ALL (América Latina Logística) e deverá estar concluída no início do próximo ano.

“Vamos iniciar a parte mais importante das obras de contenção de enchentes na região do Jardim Inocoop”, explica o secretário Ivan De Domênico, que tem acompanhado todas as etapas de implantação do projeto. Segundo ele, o local onde será construído o túnel é considerado o ponto crítico que faz o represamento das águas, provocando as enchentes na região. “Esse trecho funciona como uma barragem e é o responsável pelas inundações que ocorrem na região do Inocoop, com reflexos até no Lago Azul”, lembrou o secretário.

O vereador Sérgio Desiderá, que falou em nome da comissão de acompanhamento da obra, lembrou que “será utilizada uma tecnologia de ponta para não prejudicar o trânsito na ferrovia durante os serviços”. E observou: “Uma interrupção no tráfego de trens representaria sérios problemas ao transporte de produtos para o Porto de Santos e prejuízo financeiro ao município”.

A empresa Telar, vencedora da concorrência pública, é reconhecida pela execução de obras importantes e pela utilização de tecnologias avançadas, principalmente nos processos não destrutivos, especialidade apropriada para a construção de túneis viários, de drenagem e saneamento. A empresa já trabalhou na construção de túneis para a Companhia Vale do Rio Doce.

Segundo Ivan De Domênico, a construção do túnel linner com mais de 65 metros de extensão e 4,8 metros de diâmetro permitirá a passagem de mais de 72 mil litros de água de chuva por segundo, vazão suficiente para eliminar o problema de inundações na região.

As obras na região estão acontecendo em duas frentes de trabalho: a primeira realiza o alargamento do canal do Córrego da Servidão no Jardim Brasília e a segunda equipe está executando a implantação de mais de um quilômetro de galerias de águas pluviais. Depois de concluída a galeria, será construída uma nova avenida que vai ligar a Avenida Tancredo Neves no trecho do quilômetro 174 da rodovia Washington Luis até a avenida cinco do Jardim Inocoop.

Da solenidade de segunda-feira, também participaram os vereadores Julinho Lopes, Raquel Picelli, Maria do Carmo Guilherme e Juninho da Padaria, a presidente da Associação de Moradores – Maria Antonieta Donato Sanches, e Eveline Guidani, engenheira da Telar, além de secretários e diretores da administração municipal.

Skip to content