A prefeitura de Rio Claro está ampliando o sistema de drenagem nas imediações da Avenida Visconde do Rio Claro. O objetivo é reduzir quantidade de água das chuvas que chega à via por outras ruas e avenidas daquela região.
Quatro novas bocas de lobo estão sendo implantadas, na Rua 7 e na Avenida 6, nos quarteirões que antecedem os cruzamentos com a Visconde. O serviço inclui extensão de rede de galerias, em um total de aproximadamente 35 metros, para que as atuais linhas de tubulações não sejam sobrecarregadas pelas novas bocas de lobo.
O serviço começou na quarta-feira (26) e complementa trabalho feito no encontro da Avenida Visconde com a Rua 14, que ganhou nova boca de lobo e extensão de rede para evitar o grande acúmulo de água das chuvas naquele cruzamento.
A expectativa da prefeitura com essas ações é amenizar os alagamentos na Visconde em caso de chuvas. A solução definitiva para as enchentes naquela via seria uma grande obra de galerias para captar águas das chuvas em bairros da região nordeste de Rio Claro, impedindo que as águas cheguem ao Lago Azul.
Recentemente, a prefeitura entregou no Ministério das Cidades cópia do Plano Diretor de Águas Pluviais Urbanas de Rio Claro para dar continuidade à tramitação do projeto de construção das obras contra enchentes.