Parte essencial da obra realizada pela prefeitura de Rio Claro para o aterramento do antigo pontilhão da avenida sete, a implantação das galerias de águas das chuvas já começou e está sendo feita no sentido bairro-centro, a partir do córrego Lavapés, na Floresta Estadual.
No início desta semana foram descarregados no canteiro de obras parte dos tubos de concreto que serão utilizados na construção do novo sistema de drenagem. “Construiremos uma galeria com 767 metros, que levará as águas da Rua 1 até o córrego Lavapés”, informa o secretário municipal de Obras e Serviços, Rodrigo Mussio.
A tubulação será interligada ao sistema de galerias existente na rua 1B do bairro Cidade Nova e na rua 1 com avenida 7, próximo ao pontilhão que está dando lugar a duas grandes pistas de acesso entre o Centro e a região da Vila Paulista, onde fica o shopping e a floresta estadual. O local receberá um amplo projeto de reurbanização, que prevê investimentos da ordem de R$ 4 milhões.
Além disso, a obra no antigo pontilhão avança em outras frentes. As equipes da empresa Tecla, responsável pela execução dos trabalhos, fazem a preparação do terreno onde será construída a segunda pista em que ficava o antigo pontilhão.
A obra é uma das maiores transformações urbanísticas da região central. Para esse projeto a prefeitura de Rio Claro conseguiu total apoio do Governo Federal, que liberou quase quatro milhões de reais a fundo perdido, ou seja, o município não precisa pagar pelo custo da obra. “O Governo Federal entendeu a importância destes investimentos para o crescimento de Rio Claro”, observa o prefeito Du Altimari.