A prefeitura de Rio Claro está solicitando a inclusão de algumas melhorias no projeto de duplicação da rodovia Wilson Finardi (SP 191), entre os municípios de Rio Claro e Araras. A manifestação do município foi oficializada nas diretrizes de uso de solo emitida pela Comissão de Aprovação de Empreendimentos Imobiliários (Coap), órgão que envolve várias secretarias municipais e que em agosto avaliou o projeto funcional das obras, a pedido da concessionária Intervias.
“Reconhecemos a importância do projeto e apoiamos sua execução, mas identificamos a necessidade de alguns ajustes”, afirma o prefeito Du Altimari.
A Coap, que tem a presidência da vice-prefeita e secretária municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Olga Salomão, apontou quatro pontos a serem contemplados no projeto, como a construção de uma pista marginal em toda a área de intervenção e duplicação da rodovia em Rio Claro, considerando que o município está prevendo na revisão do Plano Diretor uma área de expansão urbana e a instalação de um novo distrito industrial.
Os outros três pontos apontados pela Coap são: um dispositivo de retorno a 500 metros antes da praça de pedágio; a readequação no trecho onde está a ponte sobre o rio Corumbataí (no final da Rua 6), uma vez que o local passará a ter maior volume de tráfego; e a construção de uma passagem que não seja em nível no cruzamento da SP-191 com a Estrada de Jacutinga.
Olga Salomão também ressalta a importância do projeto. “Naquela região da cidade temos um grande número de moradores nos bairros, é acesso para zona rural e também ao Distrito Industrial. Isso já justificaria a realização da obra, mas temos a preocupação em pensar Rio Claro para o futuro, então, pleiteamos estas mudanças no projeto”, afirma.
O projeto prevê a duplicação de 25 quilômetros da Rio Claro-Araras, com o melhoramento do dispositivo de retorno na Estrada Velha de Brotas, que dá acesso à zona rural e ao bairro Cervezão. Prevê também intervenções no dispositivo de retorno próximo ao distrito de Batovi, antes de chegar à Rodovia Washington Luís, bem como galeria, ponte e novos dispositivos de retorno.
A duplicação da SP 191 é obra prevista em contrato e faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do governo do Estado de São Paulo.