Operários e máquinas da prefeitura de Rio Claro trabalham em ritmo acelerado em área no Distrito Industrial do município para reorganizar as acomodações da nova sede do Departamento de Obras Públicas (DOP). Os serviços fazem parte da proposta do governo municipal de priorizar a valorização da mão de obra do funcionalismo municipal em detrimento da contratação de empresas.
“Vamos manter nosso compromisso de, na medida do possível, fazer a manutenção da cidade com a participação direta do funcionalismo que, sem dúvida, é um sustentáculo da administração pública e merecerá sempre nossa total consideração”, afirmou o prefeito Du Altimari, durante visita às obras no final da tarde desta quinta-feira.
Em conversa com funcionários do DOP, Altimari ouviu agradecimentos à iniciativa da Prefeitura em investir em sua frota de veículos e máquinas. “Já compramos dezenas de veículos e, brevemente, vamos comprar máquinas e caminhões para o setor rural, com outros R$ 2 milhões de investimentos”, lembrou. Em 2009 e 2010, dois primeiros anos do atual governo, foram adquiridos 79 veículos, com um investimento superior a R$ 4,1 milhões.
De acordo com o prefeito, o objetivo é promover a recomposição do Departamento de Obras Públicas, conhecido como “Quadrado” e que antigamente funcionava na Rua 12 com a Avenida 23. “Estamos apostando na excelência dos serviços, pois confiamos nos servidores da Prefeitura”, ressalta.
Com este propósito, o pátio do DOP vai ganhando melhorias. Uma obra de 380 m2 está sendo construída para abrigar salas de diversos setores. A obra, iniciada na gestão anterior, ficou parada por mais de dois anos em função da empresa contratada não ter concluído os serviços. O entrave jurídico, no entanto, foi solucionado agora pelo novo governo e a Prefeitura está, finalmente, liberada para finalizar a obra.
O local também está sendo preparado para receber os tanques de combustível e ser o novo ponto de abastecimento dos veículos da frota municipal. “Também traremos para cá o setor de transportes, que hoje funciona no Espaço Livre da Vila Martins, e o setor de manutenção elétrica, atualmente no NAM”, informa Ivan De Domenico, secretário municipal de Obras.
Outros setores, como manutenção de pontes e galerias, serralheria, carpintaria, pintura e marcenaria já estão no Distrito Industrial, reunindo um total de 68 funcionários. “É insuficiente, por isto estamos abrindo concurso público para ampliar as equipes”, afirma Ivan.
A sede do Departamento de Obras Públicas está localizada na Rua Alfa, entre as avenidas Potencial e das Indústrias, em área de 14 mil m2. Parte dela era utilizada como depósito pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae).