Mesmo com o ritmo desacelerado de várias atividades devido ao final de ano, a prefeitura de Rio Claro segue redobrando os esforços voltados à manutenção da cidade. O tapa-buracos é um dos serviços que seguem a todo o vapor, com equipes nas ruas nessa sexta-feira (28) e também na próxima semana, a partir de quarta-feira, se o clima não atrapalhar. “Montamos o roteiro de serviços diariamente, sempre priorizando os casos mais graves”, explica o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima.
“Apesar de já ser época de chuvas, elas ainda não estão caindo com a intensidade prevista para esse período, portanto estamos aproveitando o máximo possível o solo seco”, acrescenta Lima, lembrando que, quando as chuvas se intensificarem, o município terá uma dificuldade a mais para tapar os buracos das vias públicas. Na quinta-feira (27) houve ações no Bairro do Estádio, cruzamento da Avenida 8 com Avenida Rio Claro, rotatória da Avenida Castelo Branco, Avenida 16 com Rua 20, Jardim São Caetano (Avenida M-25 com ruas 6 e 8 e Rua 8 com avenidas M-23 e M-25-A) e trechos do Jardim São Paulo.
De acordo com o secretário de Obras, além das restrições impostas pela crise econômica, que afeta a maioria dos municípios brasileiros, outro grande problema para a realização dos tapa-buracos é o asfalto muito velho em boa parte de cidade, o que favorece o aparecimento de buracos no asfalto, sobretudo na época de chuvas. A prefeitura tem trabalhado com quatro equipes de tapa-buracos, uma a mais que no ano passado.
Nos últimos dias a prefeitura atendeu com o tapa-buracos trechos dos bairros Vila Cristina, Bairro do Estádio, Jardim Brasília, Jardim Progresso, Rua 14, Benjamin de Castro e Rua 15 com Avenida 11. Além das quatro equipes de tapa-buracos, o município também conta com uma equipe de guias, sarjetas e canaletas, que nos últimos dias trabalhou no Parque Universitário, Jardim Panorama, Jardim Itapuã, Vila Alemã, Arco-íris, Floridiana, Bairro Saúde e Bairro do Estádio.