MENU

accessible_forward Acessibilidade
30 de julho de 2014 Obras

Prefeitura implanta 90 rampas de acesso no centro de RC

As condições de mobilidade no Centro Histórico de Rio Claro estão ganhando importantes melhorias. A prefeitura está providenciando a implantação de 90 rampas de acessibilidade nas calçadas da área mais movimentada do município, por onde passam diariamente milhares de pessoas vindas de todos os bairros e de outras cidades.

“Muitas dessas pessoas são cadeirantes, idosos ou estão empurrando carrinhos de bebê, por exemplo, e com essa iniciativa terão mais tranqüilidade e segurança para se locomoverem pelo centro”, comenta o secretário de Obras, Rodrigo Mussio.

As rampas de acessibilidade estão sendo espalhadas pela área que vai da Avenida 7 até a Avenida 14 e da Rua 1 até a Rua 8, dentro do convênio referente às obras de recapeamento por micropavimentação asfáltica que melhorou as condições de tráfego no Centro Histórico a partir de recursos da ordem de R$ 2,6 milhões.

Dentro do quadrilátero que está recebendo as rampas de acessibilidade estão incluídos trechos que abrigam importantes e movimentados serviços e logradouros como a rede bancária, estabelecimentos comerciais – inclusive na Rua 3, de grande concentração de lojas –, o paço municipal, a antiga estação ferroviária, restaurantes, lanchonetes, praças e muito mais.

A iniciativa soma-se a outros trabalhos realizados pelo governo municipal pela acessibilidade. Para ampliar a segurança no trânsito e oferecer mais segurança aos pedestres, a prefeitura também está investindo na construção de faixas elevadas para travessia de pedestres. Atualmente, mais de quinze faixas já foram construídas em alguns dos principais cruzamentos do município, inclusive no Centro Histórico.

As faixas elevadas nivelam a altura das calçadas com a rua oferecendo maior segurança aos pedestres, dentro dos padrões de acessibilidade, facilitando a circulação de deficientes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, a revitalização do Centro Histórico inclui ações recentes, como a implantação de 900 placas de trânsito e indicativas, reformulação de faixas de pedestres, linhas divisórias de fluxo, sinais de “Pare” e de canalização (conhecidas como “zebrados”), além das demarcações de estacionamento de motocicletas e de vagas para idosos.

A prefeitura também reestruturou o espaço do antigo pontilhão da Avenida 7 com Rua 1 e agora trabalha na total reformulação da  área que vai da Avenida 7 até a antiga estação ferroviária, com a implantação de novos equipamentos públicos e ampla renovação paisagística.

Pular para o conteúdo