A Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e em parceria com a Foz do Brasil, empresa responsável pela operacionalização do sistema de esgoto no município, iniciou nessa sexta-feira, 16, a instalação do canteiro de obras e a locomoção de máquinas para executar as obras de contenção do processo erosivo no Jardim Esmeralda.
O assessor da secretaria, René Moraca, explica que a execução dos serviços na área atingida é uma das prioridades do governo municipal. “Com a implantação da infraestrutura para conter o processo erosivo, a área terá condições de comportar novos projetos habitacionais que estão sendo projetados para o município”, esclarece.
A elaboração do projeto está sob a responsabilidade técnica da Secretaria de Obras e contempla a construção de uma nova galeria de águas pluviais dupla, de 225 metros lineares de comprimento, com tubos de concreto armado com diâmetro de 1,20m, 10 caixas de passagens e quatro bocas de lobo triplas. O valor da obra esta orçado em R$ 247.000,00, porém, com a parceria, o custo será reduzido em 40% para os cofres públicos. A Prefeitura fornecerá os tubos fabricados pela Fábrica de Artefatos (Facua) e a empresa Foz do Brasil executará o serviço de construção da rede, utilizando a mão de obra de empresa e os equipamentos necessários.
Segundo o secretário de obras, Ivan De Domenico, o problema erosivo vinha se agravando devido às fortes chuvas ocorridas no início deste ano. Neste período, as equipes da Secretaria de Obras e da Foz do Brasil trabalharam juntas para conter o avanço da erosão, em um trecho da rua 16 com avenida 11, no Jd. Esmeralda.
Para reduzir os riscos, as equipes fizeram um desvio emergencial para retirar parte da água acumulada dentro do buraco. Outra medida de segurança foi a colocação de uma grande quantidade de pedras de mão, ou rachão, e sacos de areia no local.