A prefeitura de Rio Claro deu inicio aos trabalhos da força-tarefa organizada pela Secretaria de Obras e Serviços Municipais para limpeza, desobstrução e manutenção de bocas de lobo e galerias localizados na região do bairro Mãe Preta, na Avenida Visconde do Rio Claro e no Jardim Inocoop.
O trabalho preventivo tem como objetivo preparar a rede de galerias de águas pluviais para o período das chuvas. A operação começou pelo bairro Mãe Preta.
O departamento de obras segue um cronograma de serviço para atender os inúmeros pedidos de limpeza de bueiros nos pontos mais críticos da cidade e que correm riscos de alagamentos. Em alguns bueiros, devido à grande quantidade de sujeira, as equipes precisam utilizar a retroescavadeira para ajudar no desentupimento.
Normalmente, a retirada dos materiais sólidos é feita com auxílio de pás e depositada em caminhões. Os objetos mais encontrados são garrafas pets, sacolas plásticas, terra assoreada, restos de material de construção, pedaços de móveis, roupas, utensílios domésticos e brinquedos quebrados que são descartados de forma errada pela população. Isso tem dificultado o escoamento da água e, consequentemente, provocado o transbordamento desses bueiros. A limpeza dos bueiros é essencial para evitar alagamentos em períodos de chuva. Porém, a comunidade precisa colaborar e não utilizar o sistema de escoamento de água como lixeira.
A comunidade deve colocar os resíduos domésticos em local e horário adequado, acompanhando a coleta de lixo.