O Diário Oficial do Estado está publicando neste final de semana a homologação da empresa vencedora de concorrência pública para a construção da nova ponte sobre o Rio Passa Cinco, na estrada RCL-485, que liga Rio Claro a Ipeúna, no distrito de Assistência. O equipamento terá 22 metros de vão e sete metros de largura. A estrutura metálica vem pronta para ser fixada sobre os pilares.
A obra, inicialmente orçada em R$ 846.191,67, foi licitada por R$ 616.900,50, cabendo às partes envolvidas – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Rio Claro – investimento igual, de 50% cada. A homologação deverá ser publicada também no Diário Oficial do município que circulará na próxima semana. O início das obras ocorrerá logo depois, com a ordem de serviço.
“Temos um compromisso com o produtor rural, que abastece as nossas mesas, e a construção dessa nova ponte foi incluída no elenco de reivindicações que apresentamos ao governo paulista”, explicou o prefeito Du Altimari. Os secretários Ivan Falcão De Domenico, de Obras, e Carlos Alberto Teixeira De Lucca, de Agricultura e Abastecimento, confirmaram a importância da nova ponte. “A ponte antiga foi destruída há anos e não houve a reposição”, assinala De Domenico, “o que deixou a população de toda aquela região privada de uma ligação alternativa entre Rio Claro e Ipeúna”.
“Considere-se, ainda, o problema do escoamento da safra, que ficou muito prejudicado durante todos esses anos, obrigando o produtor a utilizar um desvio que não é prático nem econômico”, acrescentou De Lucca.