As obras no anel viário realizadas pela prefeitura de Rio Claro na região da Unesp Bela Vista avançam com o início, nesta semana, da aplicação da base impermeabilizante do pavimento entre a rotatória de acesso à universidade e a avenida 44-A. O antecede a implantação de novo trecho de asfalto nas duas pistas do anel viário.
Na sexta-feira (20), o prefeito Du Altimari esteve no canteiro de obras para acompanhar a execução de mais essa etapa dos serviços. Durante a visita Altimari destacou a importância da obra para a revitalização e valorização de toda a região, e lembrou que nas imediações a prefeitura trabalha na implantação da Cidade Judiciária.
Já foram concluídas as obras de construção de guias e sarjetas próximas à nova rotatória, que fica em frente à universidade. O investimento total para as obras no anel viário é de R$ 3,5 milhões, em mais uma parceria entre a prefeitura e o governo federal, que é responsável por 92% desses recursos por intermédio do Ministério das Cidades.
As obras no anel viário darão características diferenciadas àquela região das demais vias públicas da cidade. São duas pistas para veículos, com largura média de 33 metros e 1.200 metros de extensão. Cada uma das pistas tem duas faixas de rolagem e ciclofaixa. As duas mãos de direção da avenida serão separadas por canteiro central, e margeadas por amplas calçadas.
As obras englobam a Avenida 24 até a Avenida 62-A, no bairro Oreste Armando Giovanni, na região do São Miguel. O anel viário dará acesso a bairros como Jardim Bandeirante, Bela Vista, Vila Indaiá, Vila Alemã, Vila São José, Arco-íris, Jardim Vilage, Vila Verde, Parque Mãe Preta, Vila Industrial e Vila Cristina. A região possui uma população estimada em 40 mil pessoas.