MENU

accessible_forward Acessibilidade
03 de janeiro de 2012 Obras

Prefeitura recebe área do Estado para anel viário na região da Cidade Judiciária e Unesp

O prefeito Du Altimari participou no final da tarde desta terça-feira, 3, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, de solenidade em que o governador Geraldo Alckmin sancionou a lei que autoriza doação, ao município, de área com 66,8 mil metros quadrados. Na ocasião, Altimari e Alckmin assinaram o documento relativo à doação da área que se destina à implantação do anel viário na região do campus da Unesp, onde está sendo construído o novo Fórum da cidade, primeiro empreendimento para a consolidação da Cidade Judiciária naquela área. Isto porque o governo estadual deve enviar para a Assembléia Legislativa, brevemente, projeto que doa terreno de 10 mil metros quadrados, aproximadamente, para a edificação do Tribunal Regional do Trabalho.

Segundo o prefeito, outro projeto a ser encaminhado pelo Executivo paulista à AL deve oficializar à Unesp a regularização da área que a instituição ocupa, de 46 alqueires. “Portanto, são duas novas notícias que deverão ser oficializadas num horizonte bem próximo, como frisou o governador Alckmin durante nossa conversa hoje (terça-feira)”, explicou Altimari.

Também acompanharam a solenidade na capital o deputado estadual Aldo Demarchi e os vereadores Maria do Carmo Guilherme, Raquel Picelli, Sérgio Desiderá, Ricardo Campeão, Juninho da Padaria, Julinho Lopes, Mônica Hussni Messetti, Pitico do Bar e Sérgio Carnevale, que encaminharam vários pedidos ao governo estadual. O secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Milton Machado Luz integrou a comitiva que esteve no Palácio dos Bandeirantes.

Altimari afirmou que a liberação da área reservada ao anel viário torna irreversíveis os investimentos naquela região da cidade. “Vamos abrir o processo licitatório para a obra já nesta quarta-feira, 4”, anunciou. Em seguida, disse garantir que “as obras de revitalização propostas terão grande influência na vida da população que reside naquele entorno, tanto do ponto de vista da mobilidade urbana como dos serviços judiciários, integrando mais uma área da cidade ao desenvolvimento que vem caracterizando Rio Claro nos últimos anos”, explicou.

A avaliação do prefeito confere com a análise que o deputado Aldo Demarchi vem fazendo ao se pronunciar sobre o significado da obra para o município. Demarchi, autor da emenda parlamentar que destinou mais de R$ 7 milhões para a construção do novo Fórum, acompanhou a solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes.

O projeto de doação da área citada tramitou em tempo recorde na Assembléia Legislativa. Publicado dia 10 de dezembro último no Diário Oficial do Estado de São Paulo, foi aprovado quatro dias depois pelos deputados, por meio de requerimento de urgência apresentado por Demarchi.

Ao avistar-se com o governador nesta terça-feira, o prefeito Du Altimari também entregou pessoalmente a Alckmin dois ofícios em que a prefeitura de Rio Claro solicita apoio estadual. Num dos documentos, o município reivindica a criação do Jardim Botânico, que seria inserido na Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade”. E sustenta o pedido argumentando que o projeto não acarretará ônus para o erário estadual, situando, ainda, a proposta, como uma ação importante na área dos compromissos com o meio ambiente, por parte de São Paulo, num momento em que o Brasil se prepara para sediar a conferência Rio + 20.

Da mesma forma, o governo municipal pede a retaguarda do governo paulista para a consolidação da proposta, já antiga, de construção do Memorial Ulysses Guimarães em Rio Claro, terra natal do homenageado a quem o prefeito Du Altimari costuma se referir como um dos maiores estadistas e democratas que o país já cunhou em seus mais de 500 anos, desde o descobrimento.

O governador Alckmin foi muito receptivo, endossou a homenagem a Ulysses e se disse disposto a colaborar no que for possível. Neste aspecto, vale o registro de que o governador recebeu, em 2005, em Rio Claro, a medalha Ulysses Guimarães de Liberdade e Democracia.

Pular para o conteúdo