MENU

accessible_forward Acessibilidade
01 de agosto de 2013 Cultura

Promotor elogia obra de reconstrução do museu

Ao atender convite da administração municipal para acompanhar visita às obras de reconstrução e restauro do Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga”, na manhã dessa quinta-feira, 1º de agosto, o promotor de justiça Gilberto Porto Camargo elogiou o empenho da prefeitura e o canteiro de obras, que prossegue em ritmo acelerado.

Satisfeito com os trabalhos e as decisões tomadas pela administração, o promotor solicitou à prefeitura que providencie o pedido de anulação da ação civil pública movida pelo atraso no início das obras do museu, há três anos.

A visita de caráter técnico teve a presença do prefeito Du Altimari; da vice-prefeita Olga Salomão; dos arquitetos do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Mauro Bondi e Victor Hugo Mori; Antonio Sarasá, restaurador responsável; dos secretários da administração, Marcos Pisconti (Governo) e Sergio Desiderá (Cultura); e assessores culturais.

“É uma alegria imensa ver o avanço dessa obra depois de todas as dificuldades que tivemos de superar. Esperamos muito em breve entregar à população um museu recuperado em sua estrutura física e em seu valor histórico”, comentou o prefeito.

A vice-prefeita Olga Salomão explicou ao Dr. Gilberto os detalhes da obra, desde os primeiros passos da administração para conseguir revitalizar o museu e todo o trâmite posterior para salvar o patrimônio devorado por um incêndio em 2010. Dr. Gilberto considerou o tempo que envolveu todo o processo burocrático e disse entender as dificuldades da prefeitura em virtude da dependência do repasse de recursos.

A obra segue dentro do cronograma esperado pelo IPHAN. De acordo com memorial descritivo da Estúdio Sarasá, empresa responsável pelo serviço, toda parte de estrutura metálica e alvenaria está sendo consolidada e a cobertura encontra-se com 40% de conclusão.

Duas frentes de trabalho foram projetadas para o museu: restauro histórico, preservando o que há de valor tombado; e a estrutura interna, que terá arquitetura moderna.

Pular para o conteúdo