MENU

accessible_forward Acessibilidade
31 de março de 2011 Obras

Sem as chuvas, obras do novo Fórum ganham novo ritmo

As obras do complexo denominado Cidade Judiciária, que incluem a construção do novo prédio do Fórum em Rio Claro estão com aproximadamente 25% estrutura pré-moldada já instalada. O material, produzido por uma empresa especializada, é confeccionado sob medida e inclui colunas e vigas de sustentação.

Os engenheiros da Secretaria de Obras estão acompanhando a execução do projeto e as obras acontecem por etapas. A fundação está praticamente concluída e nos últimos dias a empresa iniciou uma nova fase do projeto que envolve a implantação da infraestrutura da obra, com a instalação dos pré-moldados.

O período de intensas chuvas dos meses de janeiro e parte de fevereiro atrasaram em parte o cronograma da obra, principalmente a execução da terraplanagem e a sondagem do terreno, processo de pesquisa da área que é de extrema importância para a estrutura da obra.

No início da semana, o prefeito Du Altimari vistoriou o canteiro de obras no Jardim São Miguel, região próxima do campus da Bela Vista. Altimari considera o novo fórum uma das obras fundamentais de sua gestão, “com visíveis benefícios para toda a região”. A construção está orçada em R$ 7,9 milhões, cabendo ao município contrapartida de 20%.

O terreno de 36,5 mil metros quadrados terá aproximadamente 15% de sua área ocupada pela edificação, ou o equivalente a 5.000 metros quadrados de construção. A metragem será distribuída entre o pavimento térreo e mais dois andares, além de uma pequena cobertura. O projeto prevê, ainda, ampla área de estacionamento.

Arquitetura moderna

A obra que está sendo executada pela RTA Engenharia e Construção Ltda abrigará no térreo a carceragem, hall principal para atendimento e triagem, salas de manutenção, armas e objetos apreendidos, vestiário, central de segurança e de processamento digital, fraldário, posto bancário, lanchonete, sanitários, sala de telefonia, salas para gabinete e atendimento da Defensoria Pública, salas de conciliação e de protocolo e contador.

No segundo pavimento serão instaladas cinco salas de cartório de oficio, sala de oficiais de justiça, sanitários, reprografia, sala de administração, refeitório, sala de espera, salas de conciliação, almoxarifado, sala de anexo fiscal e sala para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Já no último andar serão disponibilizadas instalações para cinco varas, com salas para gabinete de juízes, audiência e de oficiais; refeitório; salas de espera para testemunhas de defesa, de acusação e de espera geral; sanitários; instalações para o Ministério Público com cinco salas de gabinete, de reunião e de apoio à promotoria; além de salas para atendimento de psicóloga e assistente social.

Skip to content