MENU

accessible_forward Acessibilidade
11 de junho de 2011 Obras

Túnel do sistema de contenção de enchentes no Inocoop tem início

A construção de túnel no Inocoop deve começar nesta semana, assim que a empresa contratada conclua a instalação de seu canteiro de obras. A ordem de serviço já foi assinada pelo prefeito Du Altimari na Escola Prof. Décio Baccaro. O prefeito lembrou, então, aos presentes, que “não se faz uma obra desta amplitude em Rio Claro há pelo menos 30 anos”.

A população aguarda com ansiedade a conclusão do projeto de contenção de enchentes providenciado pela Prefeitura e que vem sendo desenvolvido desde o ano passado. O taxista Ozeir Gomes de Oliveira, 60 anos, capixaba de origem e rio-clarense de coração, sabe reconhecer o significado da obra para a cidade e, especialmente, para aquela região. “Moro ali perto, presenciei os problemas de inundações no bairro que, inclusive, causaram grandes prejuízos para a minha igreja, a Assembléia de Deus”, explica. Atento ao andamento dos trabalhos, Ozeir não se importa de usar um clichê para avaliar os benefícios que o sistema, quando concluído, vai levar ao bairro. “É uma obra nota 10”, afirma com convicção.

Com investimentos da ordem de R$ 5,1 milhões, o túnel que está sendo iniciado terá 4,8 metros de diâmetro e 65,2 metros de extensão, canalizando o córrego da Servidão sob a ferrovia da ALL (América Latina Logística). Prevê-se que sua entrega ocorra no início de 2012. O túnel permitirá a passagem de mais de 72 mil litros de água de chuva por segundo, vazão suficiente para eliminar o problema de inundações na região.

“Esta é a parte mais importante das obras de contenção de enchentes naquela área”, explica o secretário Ivan De Domênico, que tem acompanhado todas as etapas de implantação do projeto. Segundo ele, o local onde será construído o túnel é considerado o ponto crítico que faz o represamento das águas, provocando as enchentes na região. “Esse trecho funciona como uma barragem e é o responsável pelas inundações que ocorrem na região do Inocoop, com reflexos até no Lago Azul”, disse o secretário.

As obras na região estão acontecendo em duas frentes de trabalho. A primeira, realiza o alargamento do canal do Córrego da Servidão no Jardim Brasília, enquanto a segunda equipe está executando a implantação de mais de um quilômetro de galerias de águas pluviais. Depois de concluída a galeria, será construída uma nova avenida que vai ligar a Avenida Tancredo Neves no trecho do quilômetro 174 da rodovia Washington Luis até a avenida cinco do Jardim Inocoop.

Jovem ainda, com apenas 20 anos, mas interessado no que a cidade pode oferecer para seus munícipes, o trabalhador na indústria cerâmica, Willian Rodrigues David, admite que não tem tempo para se informar como gostaria, mas sabe que governos devem agir em setores que realmente interessam à população. “Para ser sincero, estou tomando conhecimento dessa obra, com mais detalhes, agora”, revelou. “Mesmo assim, sei que problemas de inundações, de casas invadidas pelas águas são sérios e tem de ser resolvidos”, observou.

Pular para o conteúdo