Queda de outra espécie no domingo acelerou processo de remoção da árvore.
Numa operação que envolverá várias secretarias municipais, concessionária de energia elétrica, bombeiros e agentes de trânsito, a prefeitura de Rio Claro fará nesta quarta-feira (10) a remoção de um velho eucalipto da principal praça da cidade, o Jardim Público.
Com mais de 20 metros de altura, toneladas de peso e considerado árvore das mais antigas do jardim, o eucalipto está ao lado do local onde no domingo tombou outro eucalipto com características semelhantes.
“Não podemos deixar as pessoas em risco”, afirmou o prefeito Gustavo Perissinotto em reunião no final da tarde desta segunda-feira (8) com as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Segurança e Obras, e Defesa Civil, para tratar do assunto.
Um laudo de 2019 da Secretaria Municipal de Agricultura já apontava a necessidade da retirada da árvore. “Felizmente o outro eucalipto caiu numa tarde de domingo chuvosa, quando a praça tem pouca gente. Se fosse num dia de expediente normal, poderíamos ter tido uma tragédia”, observa Leandro Geniselli, secretário municipal de Meio Ambiente.
Os serviços para a retirada do eucalipto deverão ser iniciados logo no início da manhã de quarta-feira (10). O trânsito será fechado na Rua 3 com a Avenida 3 e na Avenida 1 com Rua 2, inclusive para pedestres. As filas dos bancos no entorno do jardim também terão controle de segurança. A prefeitura participará com equipes do Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Segurança, com o apoio da Elektro e Corpo de Bombeiros.