Com metade da obra já concluída, a prefeitura de Rio Claro prevê para setembro, conforme cláusula contratual, a entrega das 144 moradias do Residencial Quirino, obra que está sendo construída na Estrada do Sobrado, com recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.
As unidades estão distribuídas em nove edifícios e serão habitadas por famílias com renda de até três salários mínimos, faixa de rendimento onde se concentra o maior percentual de cidadãos que figuram nas estatísticas do déficit habitacional verificado no município.
As famílias contempladas foram selecionadas no cadastro da Secretaria de Habitação do Município, segundo o perfil indicado no programa “Minha Casa, Minha Vida”. O terreno ocupado pelo empreendimento foi doado pelo município, medida que repercute diretamente na redução dos custos das unidades, explica o titular da pasta municipal, Agnelo da Silva Matos Neto.
Entregue à responsabilidade da Construtora Tranenge, que venceu a concorrência para a execução daquele residencial, a obra é financiada pela Caixa Econômica Federal, que tem sido uma grande parceira do município na viabilização dos programas habitacionais em Rio Claro. O prefeito Du Altimari registra sua satisfação com o andamento das obras no setor da habitação, notadamente nestes quase dois anos de sua administração. “A falta de um teto é, junto com o desemprego, o grande inimigo da cidadania que reivindicamos para nossa população”, afirmou. “No entanto, é gratificante ver que essas ações, afastadas durante tantos anos das prioridades de governo, recebem hoje um tratamento diferenciado, com grandes investimentos e políticas públicas sólidas, elaboradas para curto, médio e longo prazos”, disse.
Desde o início da atual administração, em janeiro de 2009, “a prefeitura tem se dedicado a prospectar e adquirir áreas que possam receber moradias populares, principalmente para a população de baixa renda”, confirma Agnelo. E acrescenta: “O governo Du Altimari contempla a habitação como um setor preferencial nas ações pela cidadania, e este é o caso do Residencial Quirino, obra que garante moradia digna, com infra-estrutura urbana adequada, terrenos devidamente regularizados, tranqüilidade e respeito, enfim, ao cidadão que adquire estes imóveis”.
Um dos aspectos importantes desses empreendimentos habitacionais é a repercussão que têm na oxigenação da economia local e regional. “A construção civil é, comprovadamente, uma notável geradora de empregos e crescimento do setor em Rio Claro e um dos motores do nosso excelente desempenho econômico”, sublinha Altimari.