Rio Claro começa a ganhar 550 novas moradias com o início das obras de dois conjuntos habitacionais. Passo fundamental para reduzir o déficit habitacional no município, o residencial “Sebastião dos Santos Lima” está sendo feito nas imediações do Jardim Maria Cristina e Jardim Centenário, enquanto o residencial “Bom Retiro” está sendo erguido no bairro Wenzel.
“É mais uma boa notícia para a população de baixa renda de Rio Claro”, comenta o prefeito Du Altimari, que vistoriou o inícios das obras na tarde de sexta-feira (21) junto com o Secretário de Habitação, Agnelo da Silva Mattos. As novas residências serão destinadas às famílias com renda na faixa de zero a R$ 1.395,00.
A obra começou na sexta-feira (21), no residencial “Bom Retiro”. A previsão inicial é de que os dois conjuntos, incluídos no mesmo cronograma, estejam prontos em 12 meses. Os dois conjuntos vão atender famílias cadastradas na Secretaria Municipal da Habitação que não tenham e nunca tenham tido casa própria, que sejam casados e tenham filhos ou possam comprovar a condição de arrimo da família.
“O conjunto ‘Sebastião dos Santos Lima’ soma 365 casas e o ‘Bom Retiro’, 185’”, explica o secretário da Habitação, ressaltando o grande impacto que ambos terão na região sudoeste do município. “Além da questão central de garantir moradia digna para a população de baixa renda, trata-se de um investimento de porte contemplando uma das áreas prioritárias de nossa administração”, comenta.
As casas fazem parte do contrato assinado no final do ano passado pelo prefeito Du Altimari e Caixa Econômica Federal. Trata-se do programa Pró-Moradia, do governo federal, que é vinculado ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Serão unidades habitacionais com área construída de 42,65 metros quadrados ocupando terreno de 160 metros quadrados. A prefeitura será responsável pelo asfaltamento, sendo que a água e a luz já estão incorporadas no programa Pró-Moradia.
Homenagem
O conjunto residencial “Sebastião dos Santos Lima” presta homenagem aos servidores municipais de Rio Claro saudando um dos servidores que por mais tempo dedicou a vida à prefeitura. Conhecido como “Bastiãozinho”, Santos Lima ingressou no serviço público municipal de Rio Claro em julho de 1939. Essa primeira experiência na prefeitura se estendeu até fevereiro de 1944. Na época, Bastiãozinho trabalhou no setor de Jardins.
Ele voltou ao setor quando foi readmitido pela prefeitura em agosto de 1957. Pelo decreto 1231, tornou-se servidor efetivo do município. Em agosto de 1970 foi transferido e assumiu o cargo de contínuo e, em fevereiro de 1975, passou a ser porteiro do gabinete do prefeito, cargo em que foi efetivado no ano seguinte.
Bastiãozinho aposentou-se em dezembro de 1977, mas, já lendário pela simpatia, alegria e vasto conhecimento sobre engrenagens que movem a prefeitura, foi readmitido em janeiro de 1978, onde permaneceu como atendente do gabinete do prefeito até seu desligamento definitivo do serviço público municipal, em março de 2001.