A Secretaria de Habitação de Rio Claro montou nesta sexta-feira, 10, mais duas das oito casas que estão sendo construídas no Jardim Inocoop com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Outras duas casas já tinham sido montadas anteriormente no local. As oito unidades fazem parte de um lote de 117 casas iniciadas em março por meio do programa. Além do Inocoop, também os bairros Jardim Novo/Terranova, Vila da Paz, Jardim Centenário e Santa Elisa estão sendo beneficiados pelo FNHIS, que atende famílias com renda de zero a R$ 1.175,00.
Os terrenos são doados pela prefeitura, que entra também com o material de construção, cabendo às famílias beneficiadas a mão de obra para a construção do contrapiso, colocação de esquadrias e telhas, concretagem de colunas e abertura de valeta para canalizar esgoto, entre outras responsabilidades.
Depois da base pronta, a casa é erguida rapidamente, em poucas horas, já que as paredes vêm em forma de grandes painéis que se encaixam nas estruturas. A partir daí, as famílias fazem sua parte, como descrito no parágrafo imediatamente anterior, etapa que costuma ser mais demorada. O secretário municipal de Habitação, Agnelo da Silva Matos Neto estima que as unidades do FNHIS no Jardim Inocoop possam ser entregues até o final deste ano. A propósito, cerca de 40 das 117 casas do programa em Rio Claro já foram montadas.