A Prefeitura de Rio Claro apresentará nesta quinta-feira, 24, em plenária a ser realizada na Câmara Municipal, às 19h, os resultados do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que começou a ser elaborado no início de 2010.
O plano deriva de seis plenárias realizadas ao longo do ano passado, que envolveram as demais secretarias municipais e a comunidade, notadamente pessoas que ainda não tiveram acesso à casa própria.
Governo e comunidade participaram, portanto, da elaboração deste documento que é um diagnóstico atual da problemática habitacional no município. “Este estudo deve responder às demandas do setor e, principalmente, vai delinear as políticas públicas para a habitação que venham a ser adotadas pelo governo municipal nos próximos 20 anos”, explica o secretário de Habitação de Rio Claro, Agnelo da Silva Matos Neto.
O PLHIS ou Plano de Habitação assegurará que todas as ações a serem efetivadas nos próximos anos estejam embasadas num planejamento realista, confiável e transparente, permitindo à população acompanhar a execução dessas propostas, exercendo controle social sobre essas políticas.
“Precisávamos ter este norte, uma referência realista de onde possamos partir para enfrentar o déficit habitacional de Rio Claro, que é um problema sério aqui e em todo o Brasil”, disse o prefeito Du Altimari. Ele sublinhou, contudo, que o município tem se destacado na questão habitacional, especialmente para a população mais carentes. “Estamos atuando, reivindicando recursos, construindo, criando todas as condições para que novos empreendimentos habitacionais se materializem na cidade”, explicou o Prefeito. “Nestes dois anos da nossa administração Rio Claro tem sido privilegiado no setor habitacional, com vários empreendimentos surgindo, notadamente para as famílias de baixa renda” acrescentou o Prefeito.