Com mais 80 apartamentos que serão entregues neste domingo, a Prefeitura de Rio Claro totalizará 686 moradias para famílias de baixa concluídas e habitadas desde 2009, quando o governo municipal iniciou as primeiras gestões junto ao governo federal para incluir o município nos programas do PAC da Habitação.
Depois de participarem do sorteio realizado no início deste mês, que definiu a localização das unidades habitacionais em que residirão, as 80 famílias contempladas com apartamentos no Residencial Cabreúva preparam-se para o momento mais importante desta jornada em busca da casa própria. No domingo, 16, às 9 horas, elas receberão as chaves dos imóveis e estarão liberadas para fazerem as mudanças.
A entrega das chaves será feita no local do empreendimento, no Jardim Araucária. O Residencial Cabreúva é um dos empreendimentos que resultaram da parceria da Prefeitura de Rio Claro com o governo federal, representado pelo programa Minha Casa Minha Vida, destinado à população com renda de zero a R$ 1.600,00.
No Jardim Araucária, a prefeitura providenciou quatro residenciais. Além do Cabreúva, foram construídos o Aroeira, Sibipiruna e Jacarandá, totalizando 368 apartamentos. Desse total, 112 unidades do Residencial Jacarandá foram entregues pela prefeitura no final do ano passado. Com as 80 unidades que serão entregues neste domingo, 192 famílias terão sido contempladas só no Jardim Araucária. Há poucos dias, o município entregou também as 17 primeiras casas de um total de 342 que estão sendo construídas no Residencial Sebastião dos Santos Lima, no Jardim Maria Cristina. Em outubro, a prefeitura também entregou 112 apartamentos no Residencial Jasmim, na Vila Cristina.
A política pública para a habitação desenvolvida em Rio Claro, em parceria com programas do governo federal, prioriza famílias de baixa renda. Os projetos começaram em 2009, com a aquisição de áreas pelo município, e as tratativas com a União avançaram rapidamente. Desde então, 609 moradias já foram entregues, número que chegará a 686 unidades com a inauguração do Residencial Cabreúva, neste domingo. Os empreendimentos estão localizados em várias regiões da cidade.
Os imóveis têm preços subsidiados pelo governo e são financiados em 10 anos, com prestações que não comprometem mais que 10% da renda familiar, ou seja, no máximo, R$ 160,00. Os apartamentos e casas que estão sendo construídos em Rio Claro têm 47 metros quadrados e os conjuntos residenciais são entregues com toda a infraestrutura pronta, incluindo asfalto, água, luz e esgoto.