MENU

accessible_forward Acessibilidade
08 de outubro de 2013 Planejamento e Habitação

Prefeitura de Rio Claro entrega no domingo mais 112 moradias a famílias de baixa renda

Mais 112 famílias rio-clarenses preparam-se para realizar um sonho que, possivelmente, as acompanhou ao longo de toda sua vida: o da casa própria. A partir das 9 horas do próximo domingo, 13, elas estarão recebendo as chaves de suas moradias, no Conjunto Residencial Jasmim, localizado na Avenida Joaquim Ribeiro, 1706 – na Vila Cristina. As mudanças para as novas moradias começam a ser feitas já na segunda-feira, 14.

Neste período que antecede a entrega das chaves a Secretaria Municipal de Habitação “trabalhou em várias direções, orientando as famílias sobre como promover a escolha de um síndico, sobre as regras básicas para a administração de um condomínio e, até, na conscientização sobre o que pode ser feito para preservar a condição dos imóveis”, explica a secretária Maria José Pimentel Stivalli. “São exigências previstas nos termos do programa Minha Casa Minha Vida”, acrescenta.

O empreendimento, realizado pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, tem a Caixa Econômica Federal como agente financeiro e se destina a famílias de baixa renda, com rendimento mensal de zero a R$ 1.600,00. As unidades que vão ocupar são apartamentos de dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço conjugadas. Os apartamentos, com aproximadamente 47m² de área construída, estão distribuídos em torres de quatro pavimentos e o residencial dispõe de toda a infraestrutura necessária, incluindo asfalto de acesso, redes de água, esgoto e energia elétrica.

A localização do empreendimento também propicia aos futuros moradores a proximidade com unidades de saúde, escola, linhas de ônibus urbanos e outros equipamentos.

Desde 2009, as políticas públicas adotadas pelo governo municipal para a habitação, voltadas para a população de menor renda, já resultaram na concretização de alguns empreendimentos e na construção de vários outros residenciais que se encontram em estágio avançado de obras no Jardim Araucária, Novo Wenzel, Boa Vista e Jardim Maria Cristina.  São quase 1800 unidades em vias de serem entregues e outras já habitadas, praticamente todas com suporte de programas habitacionais federais como o Minha Casa, Minha Vida, Pró-Moradia e Fundo Nacional de Interesse Social (FNHIS).

Recentemente, a prefeitura de Rio Claro obteve aval do governo federal para incluir o município no programa Minha Casa Minha Vida II, novamente com foco na população de baixa renda.  “Com essas conquistas recentes, às quais se somam outras iniciativas em andamento, temos a perspectiva de zerar o déficit habitacional para esta faixa de renda mais baixa no decorrer deste nosso segundo mandato”, anuncia o prefeito Du Altimari.   “Temos a convicção de que o direito social à moradia é um dos mais sublimes dentre os consagrados ao cidadão brasileiro pela Constituição Federal de 1988”, acrescentou.

Pular para o conteúdo