Os mutuários receberam orientações do procedimento para pedir as escrituras e ter a posse legal de suas casas, após décadas de espera.
Noventa e nova das 158 famílias convocadas para o atendimento compareceram no sábado (21) ao mutirão de regularização de imóveis dos bairros Jardim Bandeirantes 1 e 2, realizado pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Habitação, e a Companhia de Habitação Popular (Cohab) Bandeirante. Os moradores que não compareceram devem procurar o mais rápido possível a Secretaria Municipal de Habitação, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM, localizado na Rua Dr. Eloy Chaves, 3265, no Alto do Santana). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.
Com esse atendimento, pessoas que há anos estavam esperando agora têm a oportunidade de terem seus imóveis regularizados. É o caso de Clóvis Augusto Amorim, que há 40 anos mora no Bandeirantes e aguarda pela regularização do seu imóvel. “Há anos eu e muitos outros moradores esperamos por definições, mas só agora que algo está sendo feito, só agora estão preocupados em nos ajudar a resolver essa situação”, comentou.
“Não basta apenas querer. É preciso fazer acontecer, ter vontade e pessoas qualificadas para realizar ações como essa e buscar soluções de problemas que se arrastam há décadas”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve presente ao mutirão. Juninho lembrou ainda que trabalhos similares já foram feitos pela atual administração em outros bairros.
“Estamos empenhados em ajudar esses moradores e resolver essa situação. Mas é necessário o envolvimento de todos os interessados”, reforçou o secretário municipal da Habitação, Ricardo Campeão, que também acompanhou os atendimentos no Bandeirantes 1 e 2. O vereador Geraldo Voluntário, que intermediou o contato entre a prefeitura e a Cohab Bandeirante, ressaltou a vontade política da atual gestão para resolver este problema. “Estamos realizando algo que era esperado há décadas”, enfatizou.
O mutirão foi realizado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A Cohab Bandeirante foi representada pelo diretor-presidente José Fernando Lobato, e pelo diretor-superintendente Getúlio Troiano Filho, que também prestaram atendimento aos moradores no mutirão. Estiveram presentes ainda, a diretora municipal do departamento de Acompanhamento e Cadastro Social, Luana Marizia Pezzotti de Freitas, e o diretor municipal do departamento de Habitação e Regularização de Loteamentos, Vinicius Pinheiro Hoefling.