Novecentos e vinte e oito famílias vão realizar o sonho da casa própria nesta quarta-feira (29) em Rio Claro. Essas famílias foram contempladas com apartamentos do residencial Jardim das Nações 1, na região do bairro Terra Nova, e vão receber as chaves dos imóveis em cerimônia que será realizada às 13 horas no salão da Igreja Rainha da Paz, no Jardim Esmeralda.
“Agora as famílias passam a ter casa própria, sem despesas com aluguel”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacando a importância das famílias cuidarem bem de seus imóveis e seguirem as regras estabelecidas pelo programa habitacional, que proíbe a venda ou locação das moradias.
“É importante que os futuros moradores estejam informados sobre a nova moradia e as regras básicas quanto à utilização dos imóveis”, observa Anderson Golucci, secretário da Habitação. De acordo com ele, o mutuário contemplado que vender ou locar perderá o imóvel. “A venda ou locação somente podem ser feitas após a quitação ou vencimento do prazo de financiamento”, explica Golucci salientando que em caso de quitação antecipada o proprietário perde o subsídio governamental subindo o valor das prestações.
O residencial Jardim das Nações 1 foi construído através do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, em parceria com a prefeitura e o governo estadual, por meio do programa Casa Paulista. O empreendimento popular tem cinco condomínios: Itália com 128 unidades, Holanda (144), Alemanha (176), Japão (240) e África do Sul (240). Os apartamentos têm 47 m² e possuem dois dormitórios e demais dependências, com 104 unidades adaptadas para atender idosos e pessoas com deficiência. O conjunto habitacional tem ainda pavimentação, rede pluvial, iluminação e transporte público.