A prefeitura de Rio Claro entrega nesta quarta-feira, 5, as primeiras 17 casas do Residencial Sebastião dos Santos Lima, no Jardim Maria Cristina, empreendimento financiado pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, em parceria com o Município.
A entrega das chaves ocorrerá no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), às 15h30, com a presença das 17 famílias contempladas. “As famílias poderão fazer a mudança já no dia seguinte, quinta-feira, e passarão o final de semana em seus novos lares”, anunciou a secretária municipal de Habitação, Maria José Stivalli. As casas dispõem de toda a infraestrutura necessária, com asfalto, água, esgoto e iluminação. Têm dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviço conjugadas, ocupando área de aproximadamente 47 metros quadrados.
O Residencial Sebastião dos Santos Lima tem 342 unidades habitacionais em construção e, como outros empreendimentos do gênero, em Rio Claro, é destinado a famílias com renda de zero a R$ 1.600,00. Esta faixa de renda é justamente aquela que, historicamente, vinha engrossando as estatísticas do déficit habitacional, um problema crônico do país até o advento do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
No caso específico deste residencial, o governo local incentivou servidores públicos municipais que se enquadrassem aos requisitos exigidos pelo programa, a se cadastrarem, iniciativa que teve excelentes resultados. O nome dado pela administração municipal ao residencial, a propósito, é homenagem ao servidor municipal Sebastião dos Santos Lima, muito popular e querido entre seus colegas de prefeitura. O homenageado, que estava aposentado há alguns anos, faleceu na última sexta-feira, 31.
No dia 16 de fevereiro, o município entrega outras 80 moradias, no Residencial Cabreuva, localizado no bairro Jardim Araucária.