A prefeitura de Rio Claro prevê entregar até o final desse semestre as 23 unidades habitacionais que estão sendo construídas no distrito de Ajapi. Em fase adiantada de construção, inclusive já com os telhados instalados, as unidades estão contempladas no PAC II, do governo federal, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, para famílias com renda de até R$ 1.600,00.
“As famílias enquadradas no perfil exigido pelo programa já foram convocadas, os processos, com toda a documentação necessária estão sendo montados e pretendemos encaminhá-los à Caixa Econômica Federal nas próximas semanas, que fará a análise e será responsável pelo deferimento ou não da documentação”, explica a secretária municipal de Habitação, Maria José Pimentel Stivalli.
As 23 unidades estão sendo implantadas em área que já recebeu, em dezembro último, 108 unidades habitacionais, também do programa Minha Casa, Minha Vida, para famílias com renda de três a seis salários mínimos. “Um acordo celebrado pela prefeitura tornou possível reservar parte do terreno para a inclusão das 23 unidades, contemplando famílias de baixa renda, que era nossa prioridade para aquele distrito”, confirma o prefeito Du Altimari, que encaminhou diretamente essas negociações. Coube à mesma empresa, a Mello Engenharia, a construção também dessas unidades adicionais para famílias de renda mais baixa.
As 23 unidades incorporam tecnologias ecologicamente corretas. Exemplo disso é o sistema de aquecimento solar instalado nas casas, que representará economia considerável de energia elétrica para os futuros residentes. O projeto também inclui revestimento cerâmico.