A Prefeitura de Rio Claro encerra na próxima quarta-feira, 27, a ação programada que teve início em 2009 para a desocupação e demolição de 28 moradias em situação de risco na Vila Stecca, proximidades da Estação Rodoviária. As duas últimas casas que ainda restavam no local serão derrubadas, confirmou nesta quarta-feira, 20, o secretário de Habitação do município, Agnelo da Silva Matos Neto.
As famílias que residiam nos imóveis foram transferidas ao longo do ano passado e início de 2011 para os novos lares, que têm cerca de 40 metros quadrados de área construída. Para erguer as casas foi utilizado o sistema de autoconstrução. A prefeitura forneceu o material, fez o alicerce, a montagem da casa e entrou também com os profissionais de hidráulica, elétrica e carpintaria. Às famílias, coube a contrapartida de participar com a mão de obra para fazer o contrapiso, calçada, embossamento do telhado, colocação de telhas, enchimento de colunas e outras ações.
A demolição das últimas duas unidades na próxima semana abre o caminho para a urbanização da área desocupada, com obras do sistema viário.