Duzentas e dezesseis famílias começam a ocupar suas casas no Residencial Bom Retiro, na região sudoeste do município, ao lado do Jardim Novo Wenzel. “Hoje vou fazer uma faxina na casa e amanhã começo a me mudar para lá”, afirmou Carlos Alex Sandro Costa e Silva, momentos antes de receber as chaves das mãos do prefeito Du Altimari, na manhã desta segunda-feira, em evento realizado no Mini Ginásio de Esportes Manoel Bortolotti.
Morador no centro da cidade, Carlos Costa e Silva disse que vai investir na construção do muro e da garagem da nova residência o dinheiro que vai economizar com o aluguel. “Eu pagava R$ 600,00 de aluguel e agora vou gastar R$ 51,30 de prestação da casa própria”, comparou.
“Uma das grandes satisfações do meu governo é entregar casas para vocês, pois sabemos o quanto isto representa na vida de uma pessoa”, afirmou o prefeito Du Altimari. “É um recomeço na vida de vocês”, ressaltou Maria José Stivalli, secretária municipal da Habitação.
O presidente da Câmara de Vereadores, Agnelo da Silva Matos Neto, lembrou que em 2009, quando era secretário municipal de Habitação, a prefeitura necessitava comprar terras para participar dos programas habitacionais do governo federal. “A prefeitura providenciou os terrenos e hoje Rio Claro já tem milhares de moradias entregues”, observou Agnelo, que também destacou o apoio da Câmara de Vereadores para o desenvolvimento dos projetos.
As casas do Residencial Bom Retiro foram construídas a partir de parceria entre a prefeitura e a Caixa Federal. O investimento faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Toda a infraestrutura está pronta, com água, esgoto, iluminação pública e energia elétrica já implantados. O Jardim Bom Retiro tem 424 casas. Além das 216 unidades que foram entregues nesta segunda-feira, o bairro é formado por outras 208 casas construídas por intermédio do programa Pró-moradia, também do governo federal e já com moradores definidos a partir critérios sociais.
Da entrega das chaves também participaram os vereadores Júlio Lopes, João Zaine, Raquel Picelli, Dalberto Christofoletti e Paulo Guedes, o deputado estadual Carlos Neder, o superintendente regional da Caixa, Carlos Henrique Almeida Custódio, e Denize Rabelo, representando a vice-prefeita Olga Salomão.