MENU

accessible_forward Acessibilidade
03 de dezembro de 2013 Planejamento e Habitação

Rio Claro prepara entrega de mais 192 moradias

Mais 192 famílias rio-clarenses, com renda de zero a R$ 1.600,00 terão acesso ainda este ano às moradias do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, em parceria com a Prefeitura de Rio Claro. Aproximadamente 800 pessoas serão beneficiadas.

Dois conjuntos residenciais, construídos no bairro Jardim Araucária, serão entregues dia 27: o Residencial Jacarandá, com 112 unidades, e o Residencial Cabreúva, com 80 unidades. Na mesma área, outros dois conjuntos estão com as obras avançadas: o Aroeira e o Sibipiruna, ambos com 96 unidades cada.

Os quatro residenciais localizados no Araucária totalizam 384 unidades habitacionais com dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviço conjugadas. Os apartamentos têm aproximadamente 47 m² de área construída e estão distribuídos em torres com pavimento térreo e mais três andares.

Antes que os moradores recebam as chaves e possam fazer suas mudanças, participarão de três eventos em roteiro estabelecido pela Secretaria de Habitação. O primeiro deles será uma reunião nesta sexta-feira, 6, às 18 horas, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM).

“As famílias que vão residir no Residencial Jacarandá serão orientadas por representantes da Secretaria de Habitação e técnicos da Caixa Econômica Federal sobre temas de interesse imediato a todos elas”, explica a secretária de Habitação, Maria José Pimentel Stivalli.  “Elas serão informadas, por exemplo, de como se obtém e se pode utilizar o cartão Minha Casa Melhor, que permite a aquisição de eletrodomésticos e móveis, em condições bastante favoráveis, e também conhecerão as regras que disciplinam a escolha das unidades habitacionais, processo que ocorrerá  domingo agora, no mini-ginásio de Esportes, a partir das 9 horas”, acrescenta. As famílias receberão, ainda, orientação sobre como preservar e manter em boas condições suas moradias.

No dia 11 deste mês, às 18 horas, de novo no NAM, os futuros moradores do Residencial Jacarandá estarão reunidos com a equipe da Secretaria de Habitação com vistas à escolha do síndico e da formação do condomínio.

O roteiro de eventos para os 80 futuros condôminos do Residencial Cabreúva tem duas datas em destaque: dia 15, às 9 horas, no Ginásio Municipal de Esportes, participarão do sorteio das unidades habitacionais, e dia 23, novamente no NAM, das 8 às 11 e das 13 às 16h30, estarão participando da assinatura dos contratos das moradias.

Até que estejam instalados nas suas novas moradias, todos os contemplados recebem variada gama de orientações, com o envolvimento das secretarias municipais de Habitação, Educação, Ação Social, Fundação de Saúde, Conselho Tutelar e representantes da Caixa Econômica Federal.  O propósito desta retaguarda é familiarizar os futuros mutuários com toda a estrutura que está disponível no entorno do residencial e bairros vizinhos, incluindo escolas, creches, unidades de saúde e de atendimento social, linhas de ônibus etc. As orientações incluem cuidados com a manutenção dos apartamentos, o funcionamento e estruturação dos condomínios, identificam as competências do síndico e tratam do processo de escolha destes.

Pular para o conteúdo