Com participação da prefeitura de Rio Claro – em especial da Secretaria Municipal de Habitação – e da Caixa Econômica Federal, a Bio-Vida Engenharia e Consultora Social Ambiental realiza no domingo, 8, no Conjunto Residencial Terras de Ajapi, o evento Rua de Lazer. Trata-se de um projeto de trabalho técnico e social, identificado pela sigla PTTS, que está inserido dentre as responsabilidades previstas por empreendedores quando da construção de conjuntos residenciais do programa habitacional do governo federal destinado à população de baixa renda.
As atividades no distrito ocorrerão das 9 às 13 horas e objetivam integrar os mutuários, proporcionar uma convivência mais próxima entre eles e orientar sobre serviços públicos e outras informações pertinentes. Na ocasião, os moradores poderão aferir a pressão arterial, receber orientação sobre o preenchimento de currículo profissional e sobre a disponibilidade de cursos que tanto servem aos jovens em busca do primeiro emprego, como se prestam à reinserção no mercado de trabalho e ao desenvolvimento profissional.
Paralelamente a essas orientações, constam na programação da Rua de Lazer atividades direcionadas ao público infantil, como distribuição de pipoca, algodão doce e brincadeiras na piscina de bolinhas. As atividades relacionadas ao PTTS são exigência do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, por envolverem recursos provenientes do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em julho de 2013 a prefeitura entregou 23 moradias no Residencial Terras de Ajapi II, construídas com amparo do programa federal Minha Casa, Minha Vida, com recursos administrados pela Caixa. O local também foi contemplado com 108 unidades habitacionais de um empreendimento privado, vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida.