Mais 96 famílias rio-clarenses chegarão bem perto, neste domingo, 25, da concretização do sonho da casa própria. Elas estarão participando, às 9 horas, no Ginásio Municipal de Esportes, do sorteio dos apartamentos no Residencial Sibipiruna. Ao ser sorteado, o mutuário escolhe a moradia, ressalvando-se as unidades térreas, especialmente adaptadas, que são reservadas para pessoas com deficiência e idosos. Estes também escolhem seus imóveis a partir de sorteio.
O empreendimento, construído com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, em parceria com a Prefeitura de Rio Claro, é direcionado à população de baixa renda, com renda familiar de zero a R$ 1.600,00.
Localizado no Jardim Araucária, o Residencial Sibipiruna é vizinho de dois outros empreendimentos residenciais, Cabreúva e Jacarandá, ambos com 112 unidades habitacionais cada um, já entregues pelo governo municipal. A região conta, ainda, com o Residencial Aroeira, que tem outros 96 apartamentos em fase final de construção.
Com as 96 unidades do Residencial Sibipiruna a serem sorteadas neste domingo, a Prefeitura de Rio Claro deverá completar 782 unidades habitacionais entregues, de um total de 1.351 moradias contratadas a partir de 2009 e cujas obras estão em andamento.
Os apartamentos e casas destes empreendimentos têm seus custos subsidiados pelo governo federal e pelo município, que doa os terrenos e encarrega-se de executar a infraestrutura, contribuindo também com outras isenções que reduzem o preço final dos imóveis. O mutuário tem 10 anos para quitar o financiamento e as regras do programa Minha Casa Minha Vida determinam que as parcelas mensais não devam comprometer mais que 10% da renda familiar, o que estabelece prestações de, no máximo, R$ 160,00. Além disso, os residenciais são construídos em regiões que disponibilizam atendimento social, à saúde e à educação.