O prefeito de Rio Claro, engenheiro Du Altimari, assinou nesta sexta-feira (14), com o Banco do Brasil, convênio no valor de R$ 974.400,00 que vão custear os trabalhos sociais ligados à construção de 928 apartamentos do Conjunto Habitacional Viver Melhor II. Não há custos ou contrapartida para a municipalidade.
O convênio contempla as 928 famílias que vão residir no Viver Melhor II, empreendimento que está sendo construído na região do bairro Terra Nova, em parceria da prefeitura com o governo federal (Programa Minha Casa Minha Vida), e governo estadual (Programa Casa Paulista) que prevê outros 1168 apartamentos na segunda etapa, com o Conjunto Habitacional Viver Melhor I, totalizando 2.056 moradias para famílias de baixa renda.
Os trabalhos sociais citados referem-se a múltiplas ações sociais que serão adotadas para ambientar as famílias com o espaço físico do qual vão usufruir e que vão compartilhar, de forma que conheçam e possam utilizar os equipamentos públicos da região em que se localiza o residencial, orientando-as também sobre a manutenção dos imóveis e até quanto à questão da administração dos condomínios, escolha do síndico e outros assuntos.
Um novo convênio, no montante aproximado de R$ 4 milhões, deverá ser assinado em breve, desta feita para a implantação de equipamentos sociais necessários ao atendimento das famílias, como creche, escola de ensino fundamental, quadra poliesportiva e unidade básica de saúde.
Convênios semelhantes serão assinados posteriormente relativos à segunda fase do empreendimento, com 1.168 apartamentos. Sobre a vinda desses recursos, o prefeito Du Altimari observou que isso evidencia que o governo está em movimento, que obras essenciais à comunidade continuam em andamento. “Hoje, quando se levanta um empreendimento habitacional como os conjuntos Viver Melhor I e II, prevalece a preocupação de entregar os imóveis às famílias com toda a infraestrutura urbana necessária, inclusive cuidando para que a documentação esteja totalmente regularizada, e isso representa um novo patamar de planejamento e gestão pública”, sublinhou Altimari. “É uma visão nova, completamente diferente do passado, que privilegia o acolhimento das pessoas”, referenda a secretária de Habitação, Maria José Stivalli.
Participaram da assinatura do convênio no Paço Municipal o diretor da Secretária de Habitação, Eurico Cardoso Junior; Luiz Paulo Fuza, superintendente regional do Banco do Brasil; Mauro Cândido de Paula Junior, gerente geral da instituição em Rio Claro; e Fábio Vinícius de Lima Nóbrega, gerente de relacionamento da agência local do banco. Presentes também as assistentes sociais Naiara Rodrigues dos Santos e Sabrina Guillen Gonçalves Sartori, da diretoria de Acompanhamento e Cadastro Social da Secretaria de Habitação.