A prevenção foi o principal foco do Dia D do combate ao Aedes aegypti em Rio Claro sábado (25), evento que reuniu centenas de pessoas no Lago Azul. “Ações preventivas são o melhor remédio e nossa prioridade”, comentou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria ao acompanhar parte das atividades. Juninho citou os mutirões realizados aos sábados nos bairros como outro bom exemplo de atitude do poder público para evitar a proliferação do mosquito.
A programação no Lago Azul foi organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses e contou com o apoio de outros setores da área de saúde e de várias secretarias municipais. De acordo com a gerente do setor de Saúde, Amanda Maria Borotti, o evento chamou a atenção para a importância de eliminar criadouros do mosquito e multiplicou informações sobre o Aedes, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. “Ações como essa reforçam a necessidade de manter a população em alerta para evitar surtos de doenças”, afirmou Amanda.
O Dia “D” de Combate ao Aedes teve um pouco de tudo. Brincadeiras, trenzinho para passeio, distribuição de sorvete, pipoca e algodão doce, música, brindes e muita orientação para o público. Este ano a cidade registra 13 casos de dengue e outras 10 de chikungunya até o momento.
Com orientação da Vigilância Epidemiológica, o público pôde conferir com lupa detalhes sobre o mosquito que traz tantos problemas à saúde pública. Com pinturas e desenhos, as crianças se aprofundaram no tema e coloriram máscaras com desenho do mosquito, e receberam cartilha distribuída pela Defesa Civil com várias figuras. Equipe do Centro de Controle de Zoonoses fez atividade de pintura facial e a Secretaria Meio Ambiente trocou verduras e legumes por material reciclável. A Atenção Básica também esteve presente fazendo a aferição de pressão arterial.
Uma das atrações que animou as crianças foi a presença dos bonecos que representam o agente de saúde e o mosquito. Também foram montados vários espaços para brincadeiras como os jogos de argola, de dados e de corrida com a colher. Todas as atrações deram direito a brindes como bolas, canecas e canetas. Um trenzinho levou o público para passeios durante toda a tarde e houve ainda distribuição de pipoca, sorvete e algodão doce. Diretores, professores e alunos da rede municipal de ensino também participaram da ação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o controle de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela passa necessariamente pela conscientização da comunidade sobre a importância de se eliminar os criadouros do mosquito transmissor. Acabar com qualquer recipiente de água parada e manter casas e quintais sempre limpos são atitudes simples que fazem a diferença na guerra contra o Aedes aegypti.