O Espaço Mais Saúde atenderá na próxima quarta-feira (20) os primeiros pacientes de uma fila que reúne milhares de pessoas a espera de consultas, exames e cirurgias. “Nas primeiras semanas atenderemos de 40 a 60 pessoas por dia”, informou o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, no final da tarde desta sexta-feira na solenidade de inauguração do complexo médico-hospitalar implantado pela prefeitura.
“Desde o primeiro momento de nosso trabalho temos o setor de saúde como prioridade e o Espaço Mais Saúde nos permite ampliar o atendimento destes serviços à comunidade, especialmente aos que mais precisam”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
O atendimento no Espaço Mais Saúde terá início pelas especialidades oftalmologia e vascular. Os pacientes estão sendo chamados por telefone pela Central de Regulação da Secretaria da Saúde. Para ser atendido no local o paciente deve necessariamente ter passado por uma das unidades da rede municipal de Saúde. No site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br/includes/folder_web02.pdf) estão orientações sobre as especialidades, exames e cirurgias que terão atendimento no Espaço Mais Saúde, quais documentos são necessários e outras informações.
Para oferecer os serviços no Espaço Mais Saúde, o município está investindo aproximadamente R$ 5 milhões. “A Câmara Municipal se sente orgulhosa em ter colaborado com este projeto de grande alcance social”, destacou o vereador André Godoy, presidente da Câmara, que em junho antecipou a devolução de R$ 1 milhão para que a prefeitura investisse no setor de saúde.
Para facilitar a locomoção dos pacientes e acompanhantes, a prefeitura coloca em operação também na próxima quarta-feira (20) a linha de ônibus Mais Saúde, com viagens gratuitas de ida e volta no percurso entre o Espaço Mais Saúde e o terminal de transporte coletivo urbano, na antiga estação ferroviária.
Na inauguração desta sexta-feira (15), o deputado Aldo Demarchi lembrou que projeto semelhante é realizado na capital e disse que “em Rio Claro também irá funcionar com sucesso, estamos iniciando uma nova era na saúde de Rio Claro”.
O deputado federal Luiz Lauro Jardim parabenizou o município pela conquista. Em ofício, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, também cumprimentou Rio Claro pela implantação do Espaço Mais Saúde.
A senhora Maria Odete Borges que aguarda atendimento oftalmológico desde julho de 2014 e será uma das primeiras pacientes a serem atendidas, agradeceu a todos do Mais Saúde.
Para Kengi Itinose, do Cies Global, Rio Claro passará a ser exemplo para o Brasil no atendimento a saúde pública.
O promotor de Justiça, Gilberto Porto Camargo, afirmou que o Espaço Mais Saúde permitirá à população uma resposta mais eficiente e mais imediata no atendimento.
Também participaram da inauguração o vice-prefeito Marco Antonio Bellagamba; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Domingos de Almeida; pastor Vagner e padre Cândido; os vereadores Júlio Lopes, Geraldo Voluntário, Val Demarchi, Seron, Adriano La Torre, Carol Gomes, Irander Augusto, Rafael Andreeta, Hernani Leonhardt, Luciano Bonsucesso, Rogério Guedes, Ney Paiva, Maria do Carmo Guilherme e Thiago Japonês.


