Servidores de diversos setores da Fundação de Saúde estão matriculados em 92 cursos da Universidade do SUS, que tem uma série de opções gratuitas em cursos de qualificação à distância e é parceira de universidades como Unifesp, Uerj, UFRGS, Unicamp, UFMA.
Incentivar os servidores da área municipal de saúde a participarem de cursos e a ampliarem sua capacitação. Com esse objetivo, o Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Nestd) da Fundação de Saúde de Rio Claro iniciou trabalho de divulgação e incentivo da educação permanente e do desenvolvimento profissional. O resultado é que em pouco mais de um mês de trabalho, o Nestd já contabiliza servidores de diversos setores da Saúde matriculados em 92 cursos da Universidade do SUS, a Unasus.
Para a agente de telecomunicações da Fundação Municipal de Saúde, Lívia Maria Borgi, que está cursando Gestão do SUS pela plataforma Unasus, o programa de capacitação e educação permanente supera expectativas. “Já terminei um dos módulos do curso. Estou tendo a oportunidade de entender como o SUS funciona e de poder ampliar meus conhecimentos sobre a gestão do sistema. Estou contente e pretendo continuar me aperfeiçoando”, afirma.
A Unasus tem uma série de opções gratuitas em cursos de qualificação à distância, com duração de 15 a 180 horas. A Unasus é parceira de universidades como Unifesp, Uerj, UFRGS, Unicamp, UFMA.
Os temas dos cursos são variados, como Gestão Pública, Licitação e Contratos, Prevenção contra a Dengue e Zika, Avaliação em Saúde, Doenças Endócrinas, Vigilância em Saúde e outros.