MENU

accessible_forward Acessibilidade
16 de março de 2018 Saúde

Novo hospital em Piracicaba beneficia pacientes de Rio Claro

A região de Rio Claro conta com mais um hospital público, que será referência em média complexidade cirúrgica. O Hospital Regional de Piracicaba foi inaugurado nesta sexta-feira (16) com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Saúde, David Uip. A unidade irá atender pacientes das 26 cidades que compõem o Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X), incluindo Rio Claro.

“Os moradores de Rio Claro também serão beneficiados com esse hospital, que ampliará a oferta de serviços no atendimento de saúde da região”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que participou da cerimônia de inauguração do HR. Juninho lembra que também há um movimento para a construção de um hospital público em Rio Claro. “Estamos apoiando esta luta”, ressalta o prefeito.

O hospital de Piracicaba possui 138 leitos, sendo 84 de internação, 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 27 de cuidados mínimos e sete de Hospital-Dia. Na próxima terça-feira (20) começa o atendimento ambulatorial para duas especialidades: otorrinolaringologista e oftalmologista. O início das cirurgias está previsto para abril. O funcionamento pleno com atendimento em todas as especialidades ocorrerá em 2019.

Para o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, o projeto é muito importante para a região e o setor de saúde Rio Claro será beneficiado com essa ampliação de vagas. “A saúde de Rio Claro só tem a ganhar com a possibilidade de ter um hospital de referência no atendimento de consultas ambulatoriais e internações tão perto da cidade, já que hoje um dos problemas enfrentados pelos municípios é a baixa oferta de leitos para internações”, comenta.

Os encaminhamentos dos pacientes serão feitos pelos municípios. Em Rio Claro, a Central de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde) já fez contato com o DRS-X para verificar as vagas disponíveis no Hospital Regional aos pacientes rio-clarenses que precisam de consultas em otorrinolaringologia e oftalmologia.

Presente à inauguração, o deputado Aldo Demarchi teve seu trabalho por Rio Claro destacado. “Essa parceria com a Unicamp atendeu sugestão de uma Frente Parlamentar formada por mim e outros deputados estaduais”, comentou Demarchi em referência à participação da Unicamp no gerenciamento do hospital. O vereador Adriano La Torre também prestigiou o evento.

Pular para o conteúdo