Alunos que atuam como agentes ambientais em Rio Claro entregaram na manhã de quinta-feira o Prêmio Destaque ao prefeito Du Altimari (3). A premiação foi concedida ao município pelo Consórcio PCJ – Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, por meio de seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental. O prêmio também foi entregue à Câmara de Vereadores, à Secretaria da Educação e à Secretaria de Meio Ambiente.
Rio Claro, com o projeto Gota D’Água, foi considerado um dos destaques de 2015, segundo avaliação de equipe técnica do Consórcio PCJ. Este é o sexto ano consecutivo que o município alcança tal posição.
A secretária municipal da Educação, Heloísa do Carmo, parabenizou os estudantes, “pois, se não fossem vocês, Rio Claro não teria sido premiada”. O vereador Júlio Lopes anunciou que, por sua iniciativa, a Câmara de Vereadores irá avaliar projeto que cria por lei a figura dos agentes ambientais municipais. “No futuro, estas crianças serão as responsáveis pela cidade”, ressaltou a secretária municipal de Meio Ambiente, Olga Salomão, ao falar da importância da educação ambiental. O prefeito Du Altimari lembrou que os estudantes estão oferecendo colaboração para que Rio Claro consolide sua posição de destaque no setor ambiental. Altimari informou que no Relatório de Desempenho Municipal, de 2014, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o município obteve nota máxima em meio ambiente. O vereador João Zaine, presidente da Câmara, também participou da homenagem.
A cerimônia aconteceu no gabinete do prefeito e reuniu estudantes das escolas Dante Egreggio e Marcelo Schmidt.
Os agentes ambientais são alunos das escolas do ensino fundamental do 1º ao 9º ano que têm como objetivo aprimorar aprendizagens nas questões ambientais, dispostos a divulgar e interagir em defesa do meio ambiente público local. Durante as atividades, os estudantes são desafiados a participar dos momentos de decisão, tomando consciência da importância do ambiente no dia a dia de sua vida escolar, familiar e comunitária.
“Esta conquista vem da proposta em trabalhar os conteúdos ambientais contextualizados com a realidade da comunidade local, e isto ajuda os alunos a perceberem a correlação dos fatos e a terem uma visão integral do mundo em que vivem”, observa Edison Norberto de Andrade, da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, acrescentando que este reconhecimento, com certeza fortalece o trabalho desenvolvido por todos e os resultados aparecem. Roberto Foresti Junior, da Sepladema, e professores também participaram do evento.